Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa: como ensinar”, leia as afirmativas a seguir.I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais. II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais. III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução exigisse o uso de recursos matemáticos.
Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa:
como ensinar”, leia as afirmativas a seguir.
I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que
nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar
os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.
II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação
de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.
III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução
exigisse o uso de recursos matemáticos.
- A)Apenas a afirmativa I está correta.
- B)Apenas a afirmativa II está correta.
- C)Apenas a afirmativa III está correta.
- D)Todas as afirmativas estão corretas.
- E)Apenas duas afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Análise das afirmativas sobre os modos de organização curricular segundo Antoni Zabala
Antoni Zabala, em sua obra "A prática educativa: como ensinar", apresenta diferentes modos de organização curricular, discutindo suas características e aplicações. As três afirmativas apresentadas refletem conceitos centrais de sua abordagem, e todas estão corretas, conforme análise a seguir:
Afirmativa I: Esta afirmação destaca a diferença essencial entre os modelos disciplinares e os globalizados. Nos métodos globalizados, as disciplinas não são o foco principal, mas sim instrumentos para alcançar objetivos educacionais mais amplos, como o desenvolvimento de habilidades e a resolução de problemas contextualizados. Essa perspectiva está alinhada com a visão de Zabala sobre a importância de uma abordagem integrada no processo de ensino.
Afirmativa II: A interdisciplinaridade, conforme descrita, é um conceito-chave na obra de Zabala. Ela envolve a colaboração entre disciplinas, podendo variar desde trocas simples até a integração profunda de conceitos. Essa interação é fundamental para romper com a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa.
Afirmativa III: O enfoque globalizador, como proposto por Zabala, parte de situações reais para contextualizar o aprendizado. Nesse caso, uma aula de matemática seria iniciada com um problema concreto, incentivando os alunos a aplicarem conhecimentos matemáticos para resolvê-lo. Essa abordagem valoriza a conexão entre teoria e prática, reforçando a relevância do conteúdo.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois refletem adequadamente as ideias de Zabala sobre organização curricular, interdisciplinaridade e globalização do ensino. A resposta correta é D) Todas as afirmativas estão corretas.
Deixe um comentário