A educação tradicional do início do Século XX era caracterizada pelo imobilismo, pela descontextualização escola e vida e pelo processo de ensino-aprendizagem centrado no professor. Tal realidade também estava presente nas ações educacionais no ambiente empresarial. Mas avanços na Educação trouxeram importantes mudanças, com uma educação voltada aos interesses dos participantes, com projetos integrados, aprendizagem ativa, valorização da experiência e do trabalho, atividades em grupo, cooperação e participação. Nesse novo contexto, as organizações passam a solicitar projetos educativos interdisciplinares que se caracterizam por:
A educação tradicional do início do Século XX era caracterizada
pelo imobilismo, pela descontextualização escola e vida e pelo
processo de ensino-aprendizagem centrado no professor. Tal
realidade também estava presente nas ações educacionais no
ambiente empresarial. Mas avanços na Educação trouxeram
importantes mudanças, com uma educação voltada aos
interesses dos participantes, com projetos integrados,
aprendizagem ativa, valorização da experiência e do trabalho,
atividades em grupo, cooperação e participação. Nesse novo
contexto, as organizações passam a solicitar projetos educativos
interdisciplinares que se caracterizam por:
- A)informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, cada uma com seu foco e contribuição específicos;
- B)uma solução de questões complexas em que cada matéria contribuiu com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento;
- C)uma interação entre duas ou mais disciplinas, que amplie a visão sobre o objeto de estudo, sendo os conceitos organizados em torno de unidades mais globais;
- D)estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias teorias de aprendizagem advindas de diferentes disciplinas;
- E)uma cooperação entre as várias disciplinas de tal forma que não haja mais separação entre elas, surgindo uma nova "macrodisciplina".
Resposta:
A alternativa correta é C)
A educação tradicional do início do século XX era marcada por um modelo rígido, no qual o professor ocupava o centro do processo de ensino, enquanto os alunos desempenhavam um papel passivo. Essa abordagem, além de desconsiderar as experiências individuais dos estudantes, também separava a escola da realidade cotidiana, criando um ambiente pouco estimulante e pouco eficaz para a aprendizagem. No contexto empresarial, essa mesma lógica se reproduzia, com treinamentos focados em transmissão unilateral de conhecimento, sem conexão com as necessidades práticas dos colaboradores.
No entanto, ao longo do tempo, a educação evoluiu, incorporando princípios mais dinâmicos e participativos. A nova perspectiva valoriza os interesses dos alunos, promove a aprendizagem ativa e integra conhecimentos de forma interdisciplinar. Nesse modelo, o trabalho em grupo, a cooperação e a aplicação prática do aprendizado ganham destaque, tornando o processo educativo mais significativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo.
No ambiente corporativo, essa transformação se reflete na demanda por projetos educacionais interdisciplinares, que vão além da simples justaposição de disciplinas. A alternativa correta, C), descreve justamente essa abordagem: uma interação genuína entre diferentes áreas do conhecimento, na qual os conceitos são organizados de maneira integrada, ampliando a compreensão sobre o objeto de estudo. Essa visão global e conectada é essencial para resolver problemas complexos e formar profissionais mais preparados para os desafios atuais.
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