Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo, de como estão sendo consideradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais as diferenças entre os dois conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade, bem como suas implicações mútuas. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados. 1. Interdisciplinaridade 2. Transversalidade 3. Interdisciplinaridade e transversalidade ( ) se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. ( ) apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. ( ) refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento ( ) diz respeito principalmente à dimensão da didática. ( ) questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento. ( ) promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.
Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo, de como estão
sendo consideradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais as diferenças entre os dois conceitos de
interdisciplinaridade e transversalidade, bem como suas implicações mútuas. Alguns números
poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.
1. Interdisciplinaridade
2. Transversalidade
3. Interdisciplinaridade e transversalidade
( ) se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um
conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.
( ) apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os
seus diferentes e contraditórios aspectos.
( ) refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento
( ) diz respeito principalmente à dimensão da didática.
( ) questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento.
( ) promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a
percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia
entre ambos.
- A)2 – 3 – 3 – 1 – 1 – 3.
- B)2 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3.
- C)3 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2.
- D)3 – 2 – 2 – 3 – 3 – 1.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensaio a seguir discute a relação entre interdisciplinaridade e transversalidade conforme abordadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), destacando suas diferenças e implicações mútuas no contexto educacional.
Nos PCNs, a interdisciplinaridade (1) e a transversalidade (2) são conceitos fundamentais para repensar a organização do conhecimento escolar. A interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica que questiona a fragmentação do saber, buscando integrar diferentes disciplinas em torno de objetos complexos. Já a transversalidade diz respeito à dimensão didática, inserindo temas sociais e éticos de forma permeável em todas as áreas do currículo.
A primeira afirmação - "se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis" - refere-se à transversalidade (2), pois esta propõe uma visão dinâmica da realidade, vinculada a valores e contextos sociais. Já a segunda e terceira afirmações - sobre a complexidade do real e a abordagem epistemológica - remetem à interdisciplinaridade (1), que enfatiza as conexões entre saberes.
Quando os PCNs mencionam a superação da dicotomia entre sujeito e objeto do conhecimento, estão tratando de ambos os conceitos (3), pois tanto a interdisciplinaridade quanto a transversalidade promovem uma visão integrada do processo de conhecer. A sequência correta, portanto, é a alternativa C) 3 - 3 - 1 - 2 - 1 - 2, que reflete adequadamente esta articulação conceitual.
Esta distinção é crucial para a prática pedagógica: enquanto a interdisciplinaridade reorganiza as fronteiras do saber acadêmico, a transversalidade introduz uma dimensão axiológica, tornando o currículo mais significativo para a formação cidadã.
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