Conforme Heloísa Luck (2010), a interdisciplinaridade, no campo da Ciência, corresponde à necessidade de superar a visão fragmentadora da produção do conhecimento, como também de articular e produzir coerência entre os múltiplos fragmentos que estão postos no acervo de conhecimentos da humanidade. Identifique, dentre as afirmações abaixo, a que não corresponde à ideia do conceito de interdisciplinaridade.
visão fragmentadora da produção do conhecimento, como também de articular e produzir coerência entre os múltiplos
fragmentos que estão postos no acervo de conhecimentos da humanidade. Identifique, dentre as afirmações abaixo, a que
não corresponde à ideia do conceito de interdisciplinaridade.
- A)O pensar e o agir se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa.
- B)A realidade, isto é, o campo e horizonte determinado de vida, é construída, mediante uma teia de eventos e fatores que ocasionam consequências encadeadas e recíprocas.
- C)A verdade é relativa, pois o que se conhece depende diretamente da ótica do sujeito cognoscente.
- D)O universo é um sistema mecânico composto de unidades materiais elementares, em vista do que podem ser compreendidas de forma descontextualizada.
- E)O conhecimento produzido em qualquer área, por mais amplo que seja, representa apenas de modo parcial e limitado, a realidade que, embora complexa, é una.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O conceito de interdisciplinaridade, conforme destacado por Heloísa Luck (2010), surge como uma resposta à fragmentação do conhecimento, buscando integrar diferentes áreas do saber para compreender a complexidade da realidade. Entre as afirmações apresentadas, a alternativa D) é a que não se alinha com esse princípio, pois defende uma visão mecanicista e descontextualizada do universo, contradizendo a ideia de interconexão e interdependência que a interdisciplinaridade propõe.
As demais alternativas reforçam aspectos centrais da interdisciplinaridade: a incompletude do conhecimento (A), a construção da realidade a partir de múltiplos fatores interligados (B), a relatividade da verdade conforme a perspectiva do sujeito (C) e a noção de que o conhecimento é sempre parcial diante de uma realidade una e complexa (E). Essas ideias refletem a essência da abordagem interdisciplinar, que valoriza a articulação entre saberes para uma compreensão mais abrangente e integrada do mundo.
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