Um pedagogo, recém-admitido em uma escola, deparou-se com a seguinte situação: os professores trabalhavam com o tema Jogos Mundiais Militares, porém, sem coordenação e com raras cooperações entre as disciplinas que ocorriam de forma intuitiva. Ele, então, iniciou um trabalho de coordenação e cooperação aberto ao diálogo e ao planejamento. Essa intervenção pedagógica promoveu maior integração disciplinar. Assinale a opção que indica, respectivamente, o tipo de integração anterior e posterior â ação do pedagogo, de acordo com Nogueira (2009).
seguinte situação: os professores trabalhavam com o tema
Jogos Mundiais Militares, porém, sem coordenação e com raras
cooperações entre as disciplinas que ocorriam de forma intuitiva.
Ele, então, iniciou um trabalho de coordenação e
cooperação aberto ao diálogo e ao planejamento. Essa intervenção
pedagógica promoveu maior integração disciplinar.
Assinale a opção que indica, respectivamente, o tipo de integração
anterior e posterior â ação do pedagogo, de acordo
com Nogueira (2009).
- A)Multidisciplinaridade/Pluridisciplinaridade.
- B)Pluridisciplinaridade/Interdisciplinaridade.
- C)Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade.
- D)Pluridisciplinaridade/Tranedisciplinaridade.
- E)Multidisciplinaridade/Interdisciplinaridade.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresenta um cenário educacional em que os professores abordavam o tema Jogos Mundiais Militares de forma desarticulada, sem coordenação ou cooperação efetiva entre as disciplinas, caracterizando uma abordagem fragmentada do conhecimento. Segundo Nogueira (2009), essa situação inicial pode ser classificada como pluridisciplinaridade, pois, embora houvesse diferentes disciplinas trabalhando o mesmo tema, não existia uma integração planejada ou diálogo entre elas – a abordagem ocorria de maneira intuitiva e isolada.
Com a intervenção do pedagogo, que promoveu a coordenação e o diálogo entre os docentes, houve uma evolução para um modelo de trabalho mais colaborativo, onde as disciplinas passaram a se relacionar de forma intencional, compartilhando objetivos e metodologias. Essa nova dinâmica configura a interdisciplinaridade, pois supera a simples justaposição de saberes (própria da pluridisciplinaridade) e estabelece conexões significativas entre as áreas do conhecimento, integrando-as em um projeto comum.
Portanto, a sequência correta, de acordo com a classificação de Nogueira (2009), é Pluridisciplinaridade/Interdisciplinaridade, conforme indicado na alternativa B. A interdisciplinaridade, nesse caso, representa um avanço em relação ao estágio anterior, pois exige planejamento conjunto, diálogo constante e a construção de uma visão integrada do tema, beneficiando tanto os professores quanto os estudantes.
Deixe um comentário