Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, o principal objetivo do trabalho com o cálculo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é fazer com que os alunos construam e selecionem procedimentos adequados à resolução de situação problema apresentada. O que se busca é o desenvolvimento da habilidade de calcular a partir de situações de ensino que ofereçam pontos de apoio ao aluno, dentre os quais se destaca a construção de um repertório básico de cálculo que se dá
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, o principal objetivo do trabalho com o cálculo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é fazer com que os alunos construam e selecionem procedimentos adequados à resolução de situação problema apresentada. O que se busca é o desenvolvimento da habilidade de calcular a partir de situações de ensino que ofereçam pontos de apoio ao aluno, dentre os quais se destaca a construção de um repertório básico de cálculo que se dá
- A)pela simples memorização de fatos.
- B)por meio de uma estratégia ensinada pelo professor.
- C)pela percepção espontânea e intuitiva sobre as regularidades das operações desenvolvidas.
- D)por meio do cálculo escrito aproximado, em detrimento ao cálculo mental exato, aprendido fora da escola.
- E)pelo domínio da contagem e das combinações aritméticas, como tabuada e listas de fatos.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, o principal objetivo do trabalho com o cálculo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é fazer com que os alunos construam e selecionem procedimentos adequados à resolução de situações-problema apresentadas. O que se busca é o desenvolvimento da habilidade de calcular a partir de situações de ensino que ofereçam pontos de apoio ao aluno, dentre os quais se destaca a construção de um repertório básico de cálculo.
Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a E), que afirma que esse repertório se dá "pelo domínio da contagem e das combinações aritméticas, como tabuada e listas de fatos". Essa abordagem está alinhada com os PCNs, que valorizam a construção de um conhecimento sólido e estruturado, capaz de servir de base para resoluções mais complexas.
As demais alternativas apresentam limitações ou equívocos:
- A) A memorização pura não garante compreensão;
- B) Estratégias impostas pelo professor limitam a autonomia;
- C) A percepção espontânea é insuficiente para sistematização;
- D) O cálculo escrito aproximado não substitui o mental exato.
Portanto, a alternativa E representa a abordagem mais completa e adequada para o desenvolvimento do cálculo nos anos iniciais, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais.
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