De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o aluno: I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou gerais. II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva. III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas. IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos erros. Estão corretas apenas as afirmativas:
De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer
nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das
habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o
aluno:
I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou
gerais.
II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva.
III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas.
IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos
erros.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A)I, II
- B)I, II, III, IV
- C)III, IV
- D)I, II, III
- E)I, IV
Resposta:
A alternativa correta é B)
De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o aluno:
I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou gerais.
II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva.
III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas.
IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos erros.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A) I, II
- B) I, II, III, IV
- C) III, IV
- D) I, II, III
- E) I, IV
O gabarito correto é B).
Deixe um comentário