“O desenvolvimento da investigação na área da Didática da Matemática *…+ aponta os problemas aditivos e subtrativos como aspecto inicial a ser trabalhado na escola, concomitantemente ao trabalho de construção do significado dos números naturais. A justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas” (PCN, 1997, p. 69). Aponte a alternativa que apresenta um problema com ambas as situações.
“O desenvolvimento da investigação na área da Didática da Matemática *…+ aponta os problemas aditivos e subtrativos como
aspecto inicial a ser trabalhado na escola, concomitantemente ao trabalho de construção do significado dos números naturais. A
justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma
família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas” (PCN, 1997, p. 69).
Aponte a alternativa que apresenta um problema com ambas as situações.
- A)Carolina ganhou um quebra-cabeça novo com 100 peças, mas, ao abrir a caixa, contou apenas 83 peças. Quantas peças estavam faltando?
- B)Maria tinha 20 bolachas no pacote, mas sua irmã também queria comer. Se ela dividir igualmente, quantas bolachas cada uma vai comer?
- C)Bruno marcou um encontro ao meio-dia, na cantina da escola. Seu amigo chegou às 12 h 10 min. Ele estava atrasado?
- D)Jonas deu 5 figurinhas a Pedro e ainda ficou com 8 figurinhas. Quantas figurinhas Jonas tinha inicialmente?
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trecho citado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) destaca a importância de trabalhar problemas aditivos e subtrativos de forma integrada, uma vez que pertencem à mesma família de situações matemáticas e possuem conexões intrínsecas. Essa abordagem favorece a compreensão dos números naturais e suas operações básicas no contexto escolar.
Analisando as alternativas apresentadas:
- A) O problema envolve apenas uma situação subtrativa (100 - 83 = 17 peças faltando).
- B) Trata-se de um problema de divisão equitativa, não envolvendo adição ou subtração.
- C) Envolve conceitos de tempo e comparação, mas não operações aditivas ou subtrativas.
- D) Apresenta claramente ambas as situações: subtração (Jonas deu 5 figurinhas) e adição (ficou com 8), permitindo encontrar o total inicial (5 + 8 = 13 figurinhas).
Portanto, a alternativa D é a correta por representar efetivamente um problema que combina situações aditivas e subtrativas, conforme recomendado pelos PCN para o ensino inicial da matemática.
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