Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“O desenvolvimento da investigação na área da Didática da Matemática *…+ aponta os problemas aditivos e subtrativos como aspecto inicial a ser trabalhado na escola, concomitantemente ao trabalho de construção do significado dos números naturais. A justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas” (PCN, 1997, p. 69). Aponte a alternativa que apresenta um problema com ambas as situações.

“O desenvolvimento da investigação na área da Didática da Matemática *…+ aponta os problemas aditivos e subtrativos como
aspecto inicial a ser trabalhado na escola, concomitantemente ao trabalho de construção do significado dos números naturais. A
justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma
família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas” (PCN, 1997, p. 69).

Aponte a alternativa que apresenta um problema com ambas as situações.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trecho citado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) destaca a importância de trabalhar problemas aditivos e subtrativos de forma integrada, uma vez que pertencem à mesma família de situações matemáticas e possuem conexões intrínsecas. Essa abordagem favorece a compreensão dos números naturais e suas operações básicas no contexto escolar.

Analisando as alternativas apresentadas:

  • A) O problema envolve apenas uma situação subtrativa (100 - 83 = 17 peças faltando).
  • B) Trata-se de um problema de divisão equitativa, não envolvendo adição ou subtração.
  • C) Envolve conceitos de tempo e comparação, mas não operações aditivas ou subtrativas.
  • D) Apresenta claramente ambas as situações: subtração (Jonas deu 5 figurinhas) e adição (ficou com 8), permitindo encontrar o total inicial (5 + 8 = 13 figurinhas).

Portanto, a alternativa D é a correta por representar efetivamente um problema que combina situações aditivas e subtrativas, conforme recomendado pelos PCN para o ensino inicial da matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *