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A integração entre as disciplinas e as áreas deve ser efetivada com o desenvolvimento de atividades mais globalizadas, envolvendo várias habilidades comuns e conectando conceitos e contextos que deverão estar presentes no planejamento do professor. Na definição das áreas do currículo a partir da matriz curricular proposta pela Secretaria de Estado da Educação, ressalta-se a importância de se considerar a relação indissociável entre conhecimentos, linguagem e afetos para que a integração se efetive no estudo por áreas de conhecimentos descritos a seguir: 1. Linguagens e Códigos 2. Ciências da Natureza Matemática 3. Ciências Humanas Correlacione essas áreas de conhecimento com as afirmativas a seguir: 1. Leva em consideração às noções que o conhecimento é trazido por sistemas significativos de expressão. 2. Refere-se às noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais, indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.3. Dizem respeito a valores fundamentais, ao interesse social, direitos e deveres dos cidadãos, envolvendo respeito ao bem comum e à ordem democrática, como fundamentos da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência respectivamente correta de cima para baixo.

A integração entre as disciplinas e as áreas deve ser
efetivada com o desenvolvimento de atividades mais
globalizadas, envolvendo várias habilidades comuns e
conectando conceitos e contextos que deverão estar
presentes no planejamento do professor. Na definição
das áreas do currículo a partir da matriz curricular
proposta pela Secretaria de Estado da Educação,
ressalta-se a importância de se considerar a relação
indissociável entre conhecimentos, linguagem e afetos
para que a integração se efetive no estudo por áreas de
conhecimentos descritos a seguir:

1. Linguagens e Códigos

2. Ciências da Natureza Matemática

3. Ciências Humanas

Correlacione essas áreas de conhecimento com as
afirmativas a seguir:

1. Leva em consideração às noções que o conhecimento é
trazido por sistemas significativos de expressão.

2. Refere-se às noções e conceitos essenciais sobre
fenômenos, processos, sistemas e operações,
que contribuem para a constituição de saberes,
conhecimentos, valores e práticas sociais,
indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania
plena.

3. Dizem respeito a valores fundamentais, ao interesse
social, direitos e deveres dos cidadãos, envolvendo
respeito ao bem comum e à ordem democrática, como
fundamentos da sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência
respectivamente correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é B)

A integração entre disciplinas e áreas do conhecimento é um princípio fundamental para uma educação mais significativa e contextualizada. O texto apresentado destaca a importância de conectar conceitos e habilidades de forma globalizada, promovendo uma abordagem interdisciplinar no planejamento docente. A matriz curricular proposta pela Secretaria de Estado da Educação organiza o conhecimento em três grandes áreas, cada uma com suas particularidades e inter-relações.

A primeira área, Linguagens e Códigos, corresponde à afirmativa 1, pois trata justamente dos sistemas significativos de expressão que permeiam todo o conhecimento humano. Esta área engloba as diversas formas de linguagem que utilizamos para nos comunicar, interpretar e produzir sentido no mundo.

A segunda área, Ciências da Natureza e Matemática, relaciona-se com a afirmativa 2, já que se concentra nos fenômenos naturais, processos científicos e operações matemáticas que formam a base para o desenvolvimento de saberes essenciais à cidadania. Esta área fornece os instrumentos para compreender e intervir na realidade física e quantitativa.

Por fim, a área de Ciências Humanas conecta-se com a afirmativa 3, pois aborda justamente os valores fundamentais, direitos, deveres e questões sociais que constituem o tecido das relações humanas em sociedade. Esta área promove a reflexão sobre a organização social e os princípios democráticos.

A sequência correta de correlação é portanto 1, 2, 3, conforme alternativa B. Esta ordenação reflete a progressão lógica desde os sistemas de expressão (Linguagens), passando pelos conhecimentos sobre o mundo natural (Ciências), até chegar às relações humanas e sociais (Humanidades).

Essa abordagem integrada, como proposta no texto inicial, permite uma educação mais holística, onde os conhecimentos não são compartimentados, mas sim interligados, refletindo a complexidade e a interconexão do mundo real que os estudantes precisam compreender e no qual precisam atuar.

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