Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito do conhecimento matemático, considere as seguintes afirmações.I. É importante que tanto alunos como professores tenham, em algum grau, conhecimento acerca da história da matemática, pois este auxilia no processo de contextualização do conhecimento. II. Por ser um tipo de conhecimento que pouco envolve a mediação social, a matemática precisa ser contextualizada de modo adequado no ambiente escolar, para que os alunos sintam-se motivados. III. O processo de aprendizagem da matemática contribui para o desenvolvimento de funções psicológicas, tais como análise, síntese, comparação, abstração e generalização.São verdadeiras:

A respeito do conhecimento matemático, considere as seguintes afirmações.
I. É importante que tanto alunos como professores tenham, em algum grau, conhecimento acerca da história da matemática, pois este auxilia no processo de contextualização do conhecimento.
II. Por ser um tipo de conhecimento que pouco envolve a mediação social, a matemática precisa ser contextualizada de modo adequado no ambiente escolar, para que os alunos sintam-se motivados.
III. O processo de aprendizagem da matemática contribui para o desenvolvimento de funções psicológicas, tais como análise, síntese, comparação, abstração e generalização.
São verdadeiras:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A respeito do conhecimento matemático, as afirmações apresentadas trazem reflexões importantes sobre seu ensino e aprendizagem. A afirmação I destaca a relevância do conhecimento histórico da matemática tanto para alunos quanto para professores, pois esse entendimento facilita a contextualização dos conceitos, tornando-os mais significativos. Essa perspectiva é válida, uma vez que compreender a origem e a evolução dos saberes matemáticos permite conectar a disciplina à realidade e às necessidades humanas que a impulsionaram.

Já a afirmação II sugere que a matemática, por ser um conhecimento pouco mediado socialmente, precisa de contextualização no ambiente escolar para motivar os alunos. Embora a motivação seja essencial, a ideia de que a matemática não envolve mediação social é questionável, pois seu desenvolvimento e transmissão dependem de interações culturais e educacionais. Portanto, essa afirmação contém uma imprecisão conceitual.

Por fim, a afirmação III ressalta corretamente que o aprendizado da matemática estimula funções psicológicas superiores, como análise, síntese e abstração. Essas habilidades são fundamentais não apenas para o domínio da disciplina, mas também para o pensamento lógico e crítico em diversas áreas da vida.

Assim, as afirmações verdadeiras são I e III, tornando a alternativa A a correta. A história da matemática e seu impacto no desenvolvimento cognitivo são aspectos indissociáveis de um ensino qualificado, enquanto a suposta falta de mediação social na afirmação II revela uma visão limitada sobre a natureza desse conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *