Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Matemática, sob uma visão histórico-cultural, não pode ser concebida como um saber pronto e acabado, ou um conjunto de técnicas e algoritmos, tal como concebe o ensino tradicional e tecnicista. Pelo contrário, a Matemática deve ser entendida como um conhecimento vivo, dinâmico, produzido historicamente nas diferentes sociedades, sistematizado e organizado com linguagem simbólica própria em algumas culturas, atendendo às necessidades concretas da humanidade. Na formação desse pensamento e dessa linguagem o professor tem a função fundamental de ser o __________ entre o conhecimento historicamente produzido e sistematizado e aquele adquirido pelo aluno em situações que não envolvam a atividade na Escola. Ou seja, consiste em criar, em sala de aula, situações que permitam estabelecer uma postura crítica e reflexiva perante o conhecimento historicamente situado dentro e fora da Matemática, bem como promover situações de ______________. Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 106-107. Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase acima. 

A Matemática, sob uma visão histórico-cultural, não pode ser concebida como um saber pronto e acabado,
ou um conjunto de técnicas e algoritmos, tal como concebe o ensino tradicional e tecnicista. Pelo
contrário, a Matemática deve ser entendida como um conhecimento vivo, dinâmico, produzido historicamente
nas diferentes sociedades, sistematizado e organizado com linguagem simbólica própria em algumas
culturas, atendendo às necessidades concretas da humanidade. Na formação desse pensamento e
dessa linguagem o professor tem a função fundamental de ser o __________ entre o conhecimento historicamente
produzido e sistematizado e aquele adquirido pelo aluno em situações que não envolvam a atividade
na Escola. Ou seja, consiste em criar, em sala de aula, situações que permitam estabelecer uma
postura crítica e reflexiva perante o conhecimento historicamente situado dentro e fora da Matemática, bem
como promover situações de ______________.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 106-107.

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase acima. 

Resposta:

A alternativa correta é A)

A Matemática, longe de ser um conhecimento estático ou um simples conjunto de técnicas, deve ser compreendida como uma construção histórica e cultural, dinâmica e viva, desenvolvida para atender às necessidades humanas. Nesse contexto, o professor assume um papel essencial: o de mediador entre o saber matemático historicamente sistematizado e a experiência do aluno fora do ambiente escolar. Essa mediação permite criar situações de aprendizagem que incentivem uma postura crítica e reflexiva, além de promover a interação entre os estudantes e o conhecimento. A alternativa correta para preencher as lacunas do texto é, portanto, a letra A) mediador - interação, conforme indicado no gabarito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *