Em relação ao ensino de Matemática, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Socialmente, as operações fundamentais são realizadas de diversos modos: cálculo oral, escrito, utilizando máquinas calculadoras e outros instrumentos. ( ) Os significados de ordem sócio-cultural tais como: números de telefone, da casa, de idade, de placas de carro, de sinalização de trânsito, entre outros, devem ser paulatinamente suprimidos em prol da aprendizagem matemática. ( ) No ensino de matemática as teorias com referência teórica inatista fundamentam a perspectiva de aprendizagem como um processo de interação de sujeitos históricos.( ) O algoritmo escrito pode ser sistematizado a partir do cálculo oral ou de outras formas que permitam ao aluno compreender o processo de sua própria elaboração e também aquele produzido ao longo da história pelos diferentes grupos sociais. ( ) É fundamental que o professor conheça a natureza e os significados sócio-culturais e científicos das ideias matemáticas, pois permite ao professor vislumbrar a função social de cada conteúdo matemático.
Em relação ao ensino de Matemática, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina
(1998), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência
correta.
( ) Socialmente, as operações fundamentais são realizadas de diversos modos: cálculo oral, escrito, utilizando
máquinas calculadoras e outros instrumentos.
( ) Os significados de ordem sócio-cultural tais como: números de telefone, da casa, de idade, de placas de carro,
de sinalização de trânsito, entre outros, devem ser paulatinamente suprimidos em prol da aprendizagem matemática.
( ) No ensino de matemática as teorias com referência teórica inatista fundamentam a perspectiva de aprendizagem
como um processo de interação de sujeitos históricos.
( ) O algoritmo escrito pode ser sistematizado a partir do cálculo oral ou de outras formas que permitam ao aluno
compreender o processo de sua própria elaboração e também aquele produzido ao longo da história pelos
diferentes grupos sociais.
( ) É fundamental que o professor conheça a natureza e os significados sócio-culturais e científicos das ideias
matemáticas, pois permite ao professor vislumbrar a função social de cada conteúdo matemático.
- A)V - F - F - V - V
- B)V - F - V - F - V
- C)F - V - F - V - F
- D)F - F - F - V - V
Resposta:
A alternativa correta é A)
O ensino de Matemática, conforme a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), apresenta princípios pedagógicos que valorizam tanto a prática social quanto a construção do conhecimento matemático. Analisando as afirmações, é possível identificar a sequência correta como V - F - F - V - V, correspondente à alternativa A).
A primeira afirmação é verdadeira (V), pois reconhece a diversidade de métodos para realizar operações matemáticas, incluindo cálculo oral, escrito e o uso de tecnologias, refletindo a abordagem plural proposta pelo documento.
A segunda afirmação é falsa (F), já que a proposta curricular defende a integração dos contextos socioculturais no ensino da Matemática, como números de telefone ou placas de carro, para tornar o aprendizado significativo, e não sua supressão.
A terceira afirmação também é falsa (F), pois as teorias inatistas não se alinham com a perspectiva interacionista e histórica defendida pela proposta, que entende a aprendizagem como fruto da interação social e não como um desenvolvimento interno e pré-determinado.
A quarta afirmação é verdadeira (V), pois reforça a importância de sistematizar o algoritmo escrito a partir de diferentes estratégias, como o cálculo oral, permitindo que o aluno compreenda tanto seu processo individual quanto a evolução histórica das técnicas matemáticas.
Por fim, a quinta afirmação é verdadeira (V), pois destaca a necessidade de o professor dominar os significados socioculturais e científicos da Matemática para contextualizar os conteúdos e evidenciar sua relevância social.
Portanto, a sequência correta é V - F - F - V - V, confirmando a alternativa A) como gabarito.
Deixe um comentário