Para que o ensino-aprendizagem da Matemática se torne dinâmico e interessante ao aluno, o professor deve adotar as seguintes metodologias, EXCETO:
torne dinâmico e interessante ao aluno, o professor
deve adotar as seguintes metodologias, EXCETO:
- A)Relacionar a Matemática ao cotidiano.
- B)Apresentar aulas teóricas com definições e fórmulas.
- C)Trabalhar com jogos que despertem o raciocínio lógico.
- D)Utilizar o computador para construção de gráficos ou construção de figuras geométricas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino da Matemática, quando abordado de forma dinâmica e contextualizada, tem o poder de despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão dos conceitos. Entre as metodologias apresentadas, a alternativa B) Apresentar aulas teóricas com definições e fórmulas se destaca como a exceção, pois representa uma abordagem tradicional que, isoladamente, tende a desmotivar os estudantes.
As demais opções sugerem estratégias pedagógicas modernas e eficazes: relacionar a Matemática ao cotidiano (A) permite que os alunos percebam a aplicabilidade dos conceitos; o uso de jogos (C) estimula o raciocínio lógico de forma lúdica; e a utilização de tecnologias como computadores (D) oferece ferramentas visuais e interativas para explorar conteúdos matemáticos.
Portanto, enquanto as alternativas A, C e D representam metodologias ativas que promovem a participação do aluno, a opção B mantém um caráter passivo e expositivo, sendo por isso a resposta incorreta no contexto de um ensino dinâmico e interessante.
Deixe um comentário