A) “Tenho 200 bonequinhos e comprei mais 50. Depois, dei 30 para meu amigo. Com quantos fiquei?”. O mais usual, em situações como essa, é realizar as operações em sequência (primeiro, somam-se 200 e 50. Depois, subtraise 30 desse total). No fim, chega-se ao resultado – quase sempre, um número “de verdade”. E quanto à álgebra? Considere o seguinte exemplo: B) “Sabendo que o produto de dois números é 5.542, qual será o resultado se somarmos 1 ao primeiro dos números e depois o multiplicarmos pelo segundo?” (O ensino da álgebra no ensino fundamental. Revista Nova Escola, 2009). Considerando o contexto apresentado, analise as proposições a seguir, atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A álgebra opera por uma lógica diferente do proposto em A. ( ) A álgebra opera por uma lógica muito similar ao proposto em A. ( ) O passo a passo aritmético proposto em A não funciona para o proposto em B. ( ) Na álgebra, tem-se uma diferença importante relacionada ao sinal de igual. A turma pode ter se acostumado a entender que o que está do lado esquerdo da igualdade são as parcelas da conta, e o que vem do lado direito, logo depois do “=”, é o resultado, geralmente expresso por um único número. ( ) Não há nenhuma diferença significativa entre os dois processos, consequentemente, no raciocínio resolutivo de A e de B. Assinale a alternativa que apresente respectivamente a sequência correta.
A) “Tenho 200 bonequinhos e comprei mais 50. Depois, dei
30 para meu amigo. Com quantos fiquei?”. O mais usual,
em situações como essa, é realizar as operações em
sequência (primeiro, somam-se 200 e 50. Depois, subtraise 30 desse total). No fim, chega-se ao resultado – quase
sempre, um número “de verdade”. E quanto à álgebra?
Considere o seguinte exemplo: B) “Sabendo que o produto
de dois números é 5.542, qual será o resultado se
somarmos 1 ao primeiro dos números e depois o
multiplicarmos pelo segundo?” (O ensino da álgebra no
ensino fundamental. Revista Nova Escola, 2009).
Considerando o contexto apresentado, analise as
proposições a seguir, atribuindo-lhes valores Verdadeiro
(V) ou Falso (F).
( ) A álgebra opera por uma lógica diferente do proposto
em A.
( ) A álgebra opera por uma lógica muito similar ao
proposto em A.
( ) O passo a passo aritmético proposto em A não
funciona para o proposto em B.
( ) Na álgebra, tem-se uma diferença importante
relacionada ao sinal de igual. A turma pode ter se
acostumado a entender que o que está do lado
esquerdo da igualdade são as parcelas da conta, e o
que vem do lado direito, logo depois do “=”, é o
resultado, geralmente expresso por um único
número.
( ) Não há nenhuma diferença significativa entre os dois
processos, consequentemente, no raciocínio
resolutivo de A e de B.
Assinale a alternativa que apresente respectivamente a
sequência correta.
- A)F / F / V / F / V.
- B)F / V / F / F / V.
- C)F / V / F / V / F.
- D)F / V / F / F / F.
- E)V / F / V / V / F.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado aborda a diferença entre o raciocínio aritmético e o algébrico, ilustrando essa distinção por meio de dois exemplos: um problema aritmético simples (A) e outro que exige um pensamento algébrico (B). A análise das proposições revela que a álgebra possui particularidades que a diferenciam da aritmética básica, especialmente no que diz respeito à interpretação do sinal de igual e à natureza das operações.
A primeira proposição afirma que "A álgebra opera por uma lógica diferente do proposto em A." Essa afirmação é verdadeira (V), pois a álgebra lida com incógnitas e relações entre variáveis, enquanto o exemplo A segue uma sequência fixa de operações com números concretos.
A segunda proposição, "A álgebra opera por uma lógica muito similar ao proposto em A," é falsa (F), já que a álgebra exige um entendimento mais abstrato das operações, diferentemente da aritmética sequencial do exemplo A.
A terceira proposição, "O passo a passo aritmético proposto em A não funciona para o proposto em B," é verdadeira (V), pois o problema B requer a manipulação de variáveis e relações, não apenas cálculos diretos.
A quarta proposição, que destaca a diferença na interpretação do sinal de igual na álgebra, é verdadeira (V), uma vez que, nesse contexto, o "=" representa uma equivalência entre expressões, não apenas um resultado final.
Por fim, a quinta proposição, "Não há nenhuma diferença significativa entre os dois processos," é falsa (F), pois a álgebra e a aritmética possuem abordagens distintas, como demonstrado nos exemplos.
Portanto, a sequência correta é V / F / V / V / F, correspondente à alternativa E).
Deixe um comentário