Sandra Catarina da Costa Pinheiro em sua dissertação de mestrado aborda a criatividade Matemática na resolução e formulação de problemas numa turma do 5º ano de escolaridade. As três dimensões da criatividade Matemática adotadas pela autora no referido trabalho, são:
Sandra Catarina da Costa Pinheiro em sua
dissertação de mestrado aborda a criatividade Matemática na resolução e formulação de problemas
numa turma do 5º ano de escolaridade.
As três dimensões da criatividade Matemática
adotadas pela autora no referido trabalho, são:
- A)Fluência, flexibilidade e originalidade.
- B)Destreza, flexibilidade e dureza.
- C)Fluência, flexibilidade e simbolismo.
- D)Fluência, originalidade e simbolismo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Sandra Catarina da Costa Pinheiro, em sua dissertação de mestrado, explora o tema da criatividade matemática no contexto da resolução e formulação de problemas em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. A autora adota como referência três dimensões específicas da criatividade matemática, que são fundamentais para compreender como os alunos desenvolvem habilidades criativas nessa disciplina.
As três dimensões abordadas no estudo são:
- Fluência: capacidade de gerar uma grande quantidade de ideias ou soluções para um problema.
- Flexibilidade: habilidade de abordar um problema sob diferentes perspectivas ou estratégias.
- Originalidade: produção de respostas ou soluções únicas e inovadoras.
Essas dimensões, conforme apresentado no gabarito correto (alternativa A), destacam-se como pilares essenciais para a compreensão e o desenvolvimento da criatividade no ensino da matemática, especialmente no contexto do 5º ano, onde os alunos começam a lidar com desafios mais complexos.
Deixe um comentário