O letramento matemático, conforme consta na BNCC, é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos, signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento matemático em contexto de jogo.
Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e
ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos,
signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem
continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como
mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento
matemático em contexto de jogo.
- A)Durante um jogo, que exige registro de pontos de três jogadores em uma mesma tabela, perguntou-se como eles descobriram o vencedor. Alguns alunos produziram sentenças matemáticas para explicar os processos mentais utilizados para definir o vencedor, registrando sinais convencionais, marcas pessoais e frases.
- B)A professora propõe um jogo, utilizando uma ficha com desenho de duas galinhas e seus respectivos ovos. Em duplas, os alunos marcam, conforme demonstrado pela professora, a quantidade de ovos que sua galinha botou.
- C)A marcação do calendário constitui uma imagem visual, como um suporte externo, que auxilia na reflexão, pois a marcação de datas auxilia a compreensão da noção de tempo e da pontuação em jogos.
- D)O docente demonstra uma atividade a ser realizada pelos alunos, em que devem separar determinada quantidade de palitos dentro de um envelope. A maioria dos alunos não conseguiu a mesma quantidade de palitos.
- E)Em sala de aula, realizou-se a brincadeira da Feira do Produtor. Os alunos foram organizados em grupos de vendedores e compradores dos produtos da feira. Os alunos perceberam, com essa brincadeira, que a Matemática está presente em seu cotidiano, sendo também possível estimar suas capacidades de socialização e percepção do meio.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O letramento matemático, conforme abordado pela BNCC, vai além da simples manipulação de números e fórmulas. Ele engloba a capacidade de utilizar a Matemática como ferramenta para interpretar e interagir com o mundo, desenvolvendo raciocínio lógico e aplicando conceitos em situações reais. No contexto educacional, especialmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental, esse processo se inicia com a identificação de códigos e símbolos cotidianos, evoluindo para formas mais complexas de pensamento matemático.
A alternativa correta (A) exemplifica perfeitamente o letramento matemático em contexto de jogo, pois mostra alunos utilizando linguagem matemática formal (sinais convencionais) e informal (marcas pessoais) para registrar e explicar seus processos mentais durante uma atividade lúdica. Essa situação demonstra como os jogos podem ser poderosas ferramentas pedagógicas, permitindo que os alunos:
- Desenvolvam estratégias de resolução de problemas
- Utilizem diferentes formas de representação matemática
- Compreendam convenções matemáticas
- Exercitem o raciocínio lógico
As demais alternativas apresentam situações válidas no ensino da Matemática, mas não demonstram plenamente o conceito de letramento matemático. A alternativa B foca na reprodução de modelos, a C trata da noção de tempo, a D aborda dificuldades na contagem, e a E, embora importante, enfatiza mais a percepção da Matemática no cotidiano do que propriamente o letramento matemático.
Portanto, a alternativa A se destaca por mostrar alunos ativamente engajados na construção de significado matemático através de um jogo, utilizando diferentes formas de representação para comunicar seu pensamento - essência do verdadeiro letramento matemático.
Deixe um comentário