Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O letramento matemático, conforme consta na BNCC, é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos, signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento matemático em contexto de jogo.

O letramento matemático, conforme consta na BNCC, é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a
Matemática numa variedade de contextos, incluindo o raciocínio matemático, e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e
ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Para tanto, a identificação de códigos escritos,
signos, placas de trânsito e sinalizações de supermercados são tarefas que começam na Educação Infantil e devem
continuar no Ensino Fundamental em relação ao processo de letramento, cujas brincadeiras e jogos são vistos como
mediações relativas a práticas sociais de atribuição de significados. Assinale a alternativa que corresponde ao letramento
matemático em contexto de jogo.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O letramento matemático, conforme abordado pela BNCC, vai além da simples manipulação de números e fórmulas. Ele engloba a capacidade de utilizar a Matemática como ferramenta para interpretar e interagir com o mundo, desenvolvendo raciocínio lógico e aplicando conceitos em situações reais. No contexto educacional, especialmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental, esse processo se inicia com a identificação de códigos e símbolos cotidianos, evoluindo para formas mais complexas de pensamento matemático.

A alternativa correta (A) exemplifica perfeitamente o letramento matemático em contexto de jogo, pois mostra alunos utilizando linguagem matemática formal (sinais convencionais) e informal (marcas pessoais) para registrar e explicar seus processos mentais durante uma atividade lúdica. Essa situação demonstra como os jogos podem ser poderosas ferramentas pedagógicas, permitindo que os alunos:

  • Desenvolvam estratégias de resolução de problemas
  • Utilizem diferentes formas de representação matemática
  • Compreendam convenções matemáticas
  • Exercitem o raciocínio lógico

As demais alternativas apresentam situações válidas no ensino da Matemática, mas não demonstram plenamente o conceito de letramento matemático. A alternativa B foca na reprodução de modelos, a C trata da noção de tempo, a D aborda dificuldades na contagem, e a E, embora importante, enfatiza mais a percepção da Matemática no cotidiano do que propriamente o letramento matemático.

Portanto, a alternativa A se destaca por mostrar alunos ativamente engajados na construção de significado matemático através de um jogo, utilizando diferentes formas de representação para comunicar seu pensamento - essência do verdadeiro letramento matemático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *