Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Relacione corretamente as colunas sobre as características de cada um dos principais enfoques que marcam a História do Ensino de Matemática. Enfoque I. Tradicional II. Expositivo III. Pesquisa Atividades de Ensino 1. Ensino por meio de Resolução guiada de problemas 2. Transmissão Verbal 3. Ensino por Exposição Papel do Professor A. Apresentar os problemas e dirigir sua solução B. Proporcionar conhecimentos conceituais C. Proporcionar conhecimentos conceituais Papel do Aluno a. Receber os conhecimentos e reproduzí-los b. Receber e assimilar os conhecimentos c. Constuir seu conhecimento

Relacione corretamente as colunas sobre as características de
cada um dos principais enfoques que marcam a História do
Ensino de Matemática.

Enfoque

I. Tradicional

II. Expositivo

III. Pesquisa

Atividades de Ensino

1. Ensino por meio de Resolução guiada de problemas

2. Transmissão Verbal

3. Ensino por Exposição

Papel do Professor

A. Apresentar os problemas e dirigir sua solução

B. Proporcionar conhecimentos conceituais

C. Proporcionar conhecimentos conceituais

Papel do Aluno

a. Receber os conhecimentos e reproduzí-los

b. Receber e assimilar os conhecimentos

c. Constuir seu conhecimento

Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensino de Matemática passou por diferentes enfoques ao longo da história, cada um com características específicas em relação às atividades de ensino, ao papel do professor e ao papel do aluno. A alternativa correta para relacionar essas características é a B), conforme o gabarito fornecido. A seguir, analisamos a correlação proposta:

I. Enfoque Tradicional (2Ba): Neste método, predominam a transmissão verbal (2) como atividade principal, onde o professor tem o papel de proporcionar conhecimentos conceituais (B), enquanto o aluno recebe os conhecimentos e os reproduz (a). Essa abordagem é marcada pela memorização e repetição, com pouca ênfase na compreensão profunda.

II. Enfoque Expositivo (3Cb): Aqui, o ensino ocorre por meio de exposição (3), com o professor novamente proporcionando conhecimentos conceituais (C), mas o aluno assume um papel mais ativo, recebendo e assimilando os conhecimentos (b). A exposição é mais organizada, porém ainda centrada no professor.

III. Enfoque de Pesquisa (1Ac): Nesta abordagem, a atividade central é a resolução guiada de problemas (1), com o professor apresentando os problemas e dirigindo sua solução (A). O aluno, por sua vez, constrói seu conhecimento (c) de forma ativa, desenvolvendo autonomia e raciocínio crítico.

Portanto, a correlação correta é B) I: 2Ba, II: 3Cb, III: 1Ac, pois reflete adequadamente as características de cada enfoque no ensino de Matemática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *