Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação às implicações na formação de professores de matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à Didática, assinale a alternativa correta.

Em relação às implicações na formação de professores de
matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à
Didática, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é E)

A formação de professores de matemática, quando analisada sob a perspectiva das teorias críticas do ensino, apresenta implicações significativas no campo da Didática. Essas abordagens questionam modelos tradicionais de educação e propõem uma prática pedagógica mais reflexiva e contextualizada, alinhada às necessidades sociais e aos saberes dos educandos.

Entre as alternativas apresentadas, a opção E) destaca-se como correta por sintetizar os princípios da didática crítica. Ela enfatiza a reflexividade como elemento central da prática docente, onde os professores elaboram estratégias considerando seu contexto social e os recursos disponíveis. Esse processo de autoanálise permite uma atuação mais consciente e transformadora, rompendo com modelos bancários ou verticais de ensino.

As demais alternativas apresentam distorções conceituais: a educação bancária (A) nega o diálogo; a didática dialógica (B) não simplifica o ato de ensinar; a subjetividade (C) não sustenta relações verticais; e a didática crítica (D) valoriza os saberes prévios dos alunos, não os ignorando. Portanto, a alternativa E corretamente reflete a articulação entre reflexão crítica, autonomia docente e transformação social proposta pelas teorias críticas na formação de professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *