A Didática é entendida como um conjunto de ideias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino. Assim, na história da Educação Matemática, assinale a alternativa que contempla pressupostos da matemática como um processo de construção humana.
privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino. Assim,
na história da Educação Matemática, assinale a alternativa que
contempla pressupostos da matemática como um processo de
construção humana.
- A)A aprendizagem fundamenta-se na construção do conhecimento pelo aluno.
- B)O ensino se resume à transmissão de conhecimentos.
- C)Apresenta o professor como mediador para apresentação de definições em que a repetição é relevante.
- D)A matemática é vista como pronta e acabada.
- E)A aprendizagem ocorre apenas por meio da recepção do conhecimento.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A Didática, enquanto campo de estudo e prática pedagógica, desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na Educação Matemática. Ao analisar as alternativas apresentadas, fica evidente que a opção A) é a que melhor reflete os pressupostos de uma abordagem construtivista, na qual a matemática é compreendida como uma construção humana.
A alternativa A) afirma que "A aprendizagem fundamenta-se na construção do conhecimento pelo aluno", o que está em sintonia com as teorias contemporâneas de educação, que valorizam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Essa perspectiva reconhece que o conhecimento matemático não é simplesmente transmitido, mas sim construído pelo aluno por meio de interações, reflexões e resolução de problemas.
As demais alternativas apresentam visões mais tradicionais ou reducionistas do ensino da matemática. A opção B), por exemplo, reduz o ensino à mera transmissão de conhecimentos, enquanto a alternativa D) trata a matemática como um conhecimento estático e acabado. Ambas desconsideram a natureza dinâmica e em constante evolução do saber matemático.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor representa uma concepção atual e consistente do ensino de matemática, alinhada com as pesquisas em Educação Matemática que enfatizam a importância da construção ativa do conhecimento pelo aluno.
Deixe um comentário