Com relação ao ensino de Matemática, conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Campinas__________é(são) um caminho metodológico importante para contemplar a diversidade de saberes, por configurar a sala de aula como um ambiente questionador e de construção de conhecimento, à medida que os alunos apresentam as suas ideias e levantam hipóteses, utilizando-se muitas vezes de uma variada gama de conhecimentos e recursos tecnológicos. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para
o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Campinas__________é(são) um caminho metodológico importante para contemplar a diversidade de saberes, por
configurar a sala de aula como um ambiente questionador e de construção de conhecimento, à medida que os
alunos apresentam as suas ideias e levantam hipóteses,
utilizando-se muitas vezes de uma variada gama de
conhecimentos e recursos tecnológicos.
lacuna do texto.
- A)os processos lúdicos
- B)a resolução de problemas
- C)a História da Matemática
- D)a Educação Matemática Crítica
- E)os softwares de aprendizagem matemática
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser pautado por metodologias que promovam a participação ativa dos alunos, estimulando a construção do conhecimento de forma colaborativa e reflexiva. Conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, a resolução de problemas se destaca como um caminho metodológico essencial, pois transforma a sala de aula em um espaço de investigação, onde os alunos são incentivados a expor suas ideias, testar hipóteses e utilizar diferentes recursos — incluindo os tecnológicos — para chegar a soluções.
Essa abordagem não apenas valoriza os saberes prévios dos estudantes, mas também os prepara para enfrentar desafios reais, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico. Diferentemente de métodos tradicionais, que priorizam a memorização, a resolução de problemas coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, tornando a Matemática mais significativa e conectada ao seu cotidiano.
Embora outras alternativas — como processos lúdicos ou softwares educacionais — possam complementar o ensino, é a resolução de problemas que melhor atende ao propósito descrito no texto: criar um ambiente questionador e dinâmico, capaz de acolher a diversidade de conhecimentos e estratégias dos alunos.
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