Leia as afirmativas a seguir: I. No Ensino Fundamental, as atividades de ensino de Matemática devem levar o aluno a resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis. II. A Matemática é um componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem evitar se apropriar. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Ensino Fundamental, as atividades de ensino de Matemática
devem levar o aluno a resolver situações-problema, sabendo
validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de
raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia,
estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos,
bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.
II. A Matemática é um componente importante na construção da
cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais,
de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os
cidadãos devem evitar se apropriar.
Marque a alternativa CORRETA:
- A)As duas afirmativas são verdadeiras.
- B)A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C)A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D)As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino de Matemática no Ensino Fundamental tem como objetivo principal desenvolver habilidades que vão além da simples memorização de fórmulas e procedimentos. A afirmativa I destaca corretamente a importância de levar os alunos a resolver situações-problema, validar estratégias e resultados, além de estimular diferentes formas de raciocínio, como dedução, indução e intuição. Essas competências são essenciais para a formação de um pensamento lógico e crítico, preparando os estudantes não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para situações cotidianas que exigem análise e solução de problemas.
Além disso, a Matemática é uma ferramenta fundamental na construção da cidadania, conforme mencionado na afirmativa II. No entanto, essa afirmativa se torna falsa ao sugerir que os cidadãos devem evitar se apropriar de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos. Pelo contrário, em uma sociedade cada vez mais baseada em tecnologia e dados, é essencial que os indivíduos dominem esses conhecimentos para participar ativamente da vida social, econômica e política. A Matemática, portanto, não deve ser evitada, mas sim compreendida e utilizada como um instrumento de empoderamento e inclusão.
Dessa forma, a alternativa correta é a B), pois a afirmativa I está alinhada com as diretrizes educacionais que valorizam o desenvolvimento de habilidades matemáticas significativas, enquanto a afirmativa II apresenta um equívoco ao desencorajar a apropriação de conhecimentos essenciais para a cidadania contemporânea.
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