Questões Sobre Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências - Pedagogia - concurso
Questão 1
do Ensino de Ciências, página 46, o fazer ciência deve
levar o aluno ao conhecimento científico por meio das
capacidades de
- A)aprender, que implica em desenvolver o pensamento lógico; compreender, que revela o conhecimento organizado da Natureza; e a capacidade de conhecer, que se refere à posse de informações e assimilação de novos conhecimentos.
- B)comunicar-se, que implica na troca de informações entre professor e aluno; absorver o conhecimento apresentado no decorrer do processo de aprendizagem; e a capacidade de construir conceitos relacionados ao ambiente natural e artificial.
- C)identificar fenômenos naturais à medida que o aluno nota esses fenômenos em seu cotidiano; aprender, que implica em desenvolver o pensamento lógico; e a capacidade de buscar novas conexões e novos conhecimentos.
- D)conhecer e assimilar informações de novos conhecimentos; organizar e associar o conhecimento científico como fonte da construção humana e suas tecnologias na compreensão de fenômenos naturais.
- E)conhecer, que se refere à posse de informação e de novos conhecimentos; fazer associação entre intervenções humanas e naturais e de compreender a inter-relação entre esses dois processos.
A alternativa correta é A)
De acordo com Hennig (1994), em seu livro Metodologia do Ensino de Ciências, página 46, o fazer ciência deve levar o aluno ao conhecimento científico por meio das capacidades de aprender, compreender e conhecer. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que destaca três aspectos fundamentais:
- Aprender, que implica em desenvolver o pensamento lógico;
- Compreender, que revela o conhecimento organizado da Natureza;
- Conhecer, que se refere à posse de informações e assimilação de novos conhecimentos.
Essa abordagem enfatiza a importância de não apenas acumular informações, mas também de estruturá-las de forma lógica e contextualizada, permitindo ao aluno uma compreensão mais profunda dos fenômenos científicos. A alternativa A, portanto, sintetiza de maneira clara os pilares do ensino de ciências propostos por Hennig, alinhando-se ao objetivo de formar indivíduos capazes de pensar criticamente e aplicar o conhecimento de forma significativa.
Questão 2
Leia o trecho a seguir.
__________ é um vocábulo que designa qualquer coisa
que não tenha mais utilidade, sujeira, o que é imprestável
para os seres humanos e, portanto, jogado fora. Sua
destinação inadequada pode promover diversos problemas
socioambientais. No ambiente escolar, as campanhas
sobre a importância da __________ servem para ensinar
toda a comunidade a dar tratamento adequado ao que é
descartado.
Assinale a opção cujos termos completam adequadamente
as lacunas do trecho acima.
- A)Lixo – reciclagem.
- B)Lixo orgânico – redução de consumo.
- C)Resíduo – reutilização de vidros.
- D)Lixo reciclável – reciclagem.
- E)Resto – diminuição do consumo de plástico.
A alternativa correta é A)
Leia o trecho a seguir.
__________ é um vocábulo que designa qualquer coisa que não tenha mais utilidade, sujeira, o que é imprestável para os seres humanos e, portanto, jogado fora. Sua destinação inadequada pode promover diversos problemas socioambientais. No ambiente escolar, as campanhas sobre a importância da __________ servem para ensinar toda a comunidade a dar tratamento adequado ao que é descartado.
Assinale a opção cujos termos completam adequadamente as lacunas do trecho acima.
- A) Lixo – reciclagem.
- B) Lixo orgânico – redução de consumo.
- C) Resíduo – reutilização de vidros.
- D) Lixo reciclável – reciclagem.
- E) Resto – diminuição do consumo de plástico.
O gabarito correto é A).
Questão 3
Zozibini respondeu à seguinte pergunta:
Os líderes atuais estão fazendo o suficiente para proteger futuras
gerações das mudanças climáticas?
“Eu acho que os futuros líderes poderiam fazer um pouco mais,
mas eu também acredito que nós, como indivíduos, podemos
fazer um papel em tornar o clima do jeito que deveria ser no
futuro. Temos crianças protestando pelo clima, e eu acho que
nós, adultos, deveríamos participar também”, respondeu Zozibini.
A afirmação de Zozibini: “Temos crianças protestando pelo
clima…” Refere-se:
- A)Aos diversos projetos da UNICEF que envolvem crianças na luta de preservação do Planeta.
- B)Ao encontro que aconteceu em Madri, da cúpula do COP 25, reunião de líderes internacionais organizada pela ONU.
- C)À marcha pelo clima, organizada pelo movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), impulsionado pela jovem sueca, Greta Thunberg.
- D)Ao conflito com divergências restantes sobre como implementar um acordo firmado em Paris em 2015 sobre o aquecimento global.
- E)À Espanha, que recebeu a cúpula, porque em Santiago do Chile, o presidente Sebastián Piñera desistiu de sediar a reunião devido à revolta social que abala o país.
A alternativa correta é C)
A resposta correta é C) À marcha pelo clima, organizada pelo movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), impulsionado pela jovem sueca, Greta Thunberg.
A afirmação de Zozibini sobre crianças protestando pelo clima claramente se refere ao movimento global liderado por jovens ativistas, especialmente Greta Thunberg, que ganhou destaque mundial com suas greves escolares e discursos incisivos sobre a urgência de ações climáticas. O Fridays for Future mobilizou milhões de pessoas, incluindo crianças e adolescentes, em protestos exigindo políticas mais efetivas contra as mudanças climáticas. Essa referência não está ligada a projetos da UNICEF, conflitos sobre o Acordo de Paris ou eventos políticos específicos, como a cúpula do COP 25 ou a situação no Chile. A resposta correta, portanto, é a alternativa C.
Questão 4
A Ciência deve adentrar a escola para ajudar a superar
visões educativas de senso comum lá presentes.
Ao mesmo tempo, deve-se evidenciar o papel crítico e
transformador do professor, o qual pode desenvolver
através de teorias e práticas críticas, atividades educativas
de caráter emancipatório, reservando à educação escolar a
importante tarefa de:
- A)visar o mercado de trabalho.
- B)incentivar o desenvolvimento tecnológico.
- C)construir a transformação da sociedade.
- D)garantir um futuro melhor.
- E)socializar e educar os jovens.
A alternativa correta é C)
A presença da Ciência no ambiente escolar é fundamental para romper com visões educativas baseadas no senso comum, que muitas vezes limitam o potencial crítico e reflexivo dos estudantes. Ao incorporar métodos científicos e pensamento crítico, a escola pode se tornar um espaço de questionamento e transformação, indo além da simples transmissão de conhecimentos fragmentados.
O professor, nesse contexto, assume um papel central como agente de mudança. Através de teorias e práticas pedagógicas críticas, ele pode promover atividades educativas que não apenas informem, mas também emancipem os alunos. A educação escolar, portanto, deve ter como objetivo principal a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, conforme indicado pela alternativa C) "construir a transformação da sociedade".
Embora as outras alternativas apresentem aspectos relevantes, como a preparação para o mercado de trabalho (A), o incentivo ao desenvolvimento tecnológico (B), a garantia de um futuro melhor (D) e a socialização dos jovens (E), nenhuma delas captura a essência transformadora da educação como a alternativa C. A verdadeira missão da escola vai além da adaptação ao sistema vigente; ela deve ser um instrumento de mudança social, formando cidadãos conscientes e capazes de intervir criticamente na realidade.
Questão 5
permite desenvolver conceitos de investigação que
estão inseridos no ato de planejar. É importante a
refexão sobre o ato de planejar, bem como sobre
o resultado disso, pois serve, principalmente, para
facilitar os procedimentos metodológicos em sala de
aula”. (Adaptado).
– professor-pesquisador em educação geográfca. Curitiba: Editora
InterSaberes, 2012.
conhecimento, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso
(F) para as afirmativas a seguir.
das atividades. E para conseguir um resultado no
processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações
que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as.
Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com
a finalidade de conhecimento;
possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos
por meio da experimentação, ou pela observação, mas
que deem suporte aos princípios da generalização
que sejam suportados por leis ou sirvam de base a
comparativos de análises.
trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do
método científico e a sua aplicabilidade no universo
conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades
do ambiente dos alunos.
deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto
metodologia científica para a formulação de conceitos e
organização de ideias, postulados e questionamentos.
correta de cima para baixo.
- A)F, V, V, F
- B)F, V, F, V
- C)F, V, V, V
- D)V, V, F, V
- E)V, V, V, V
A alternativa correta é E)
O ensino da geografia no ambiente escolar vai além da simples transmissão de conteúdos, envolvendo um processo dinâmico de construção do conhecimento. Como destacado no texto adaptado de Lopes (2012), o planejamento é um elemento central nesse processo, pois permite estruturar atividades que desenvolvam a capacidade investigativa dos alunos. Nesse contexto, todas as afirmativas apresentadas estão corretas, conforme a sequência V, V, V, V (alternativa E).
A primeira afirmativa ressalta a importância da flexibilidade no planejamento, adaptando-se às situações que surgem em sala de aula e utilizando-as como oportunidades para instigar o conhecimento nos alunos. Isso está alinhado com a perspectiva de um ensino dinâmico e reflexivo.
A segunda afirmativa destaca a necessidade de utilizar procedimentos que permitam explicar e interpretar fenômenos geográficos, seja por experimentação ou observação, apoiando-se em princípios científicos. Essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento do pensamento geográfico.
A terceira afirmativa aborda a importância do trabalho com hipóteses e do método científico, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos. Essa prática estimula o pensamento crítico e a aplicação dos conceitos geográficos na realidade local.
Por fim, a quarta afirmativa reforça a necessidade de trabalhar novas realidades e questionamentos dentro da metodologia científica existente, o que permite a formulação de conceitos e a organização de ideias de maneira estruturada. Todas essas abordagens são complementares e essenciais para um ensino efetivo da geografia.
Portanto, a sequência correta é realmente V, V, V, V, como indicado na alternativa E, pois todas as afirmativas apresentam princípios válidos e complementares para o ensino da geografia no ambiente escolar.
Questão 6
Sobre o uso do laboratório de Ciências na prática
pedagógica, assinale V para as afirmativas verdadeiras
e F para as falsas.
( ) As escolas que não possuem laboratório devem
evitar o uso da sala de aula para atividades
experimentais, pois ela se torna um ambiente
propício ao acontecimento de acidentes com
materiais e reagentes utilizados em aulas
práticas.
( ) As atividades experimentais devem ser
montadas pelos alunos de acordo com um
roteiro, sem intervenção do professor, sendo
eles protagonistas da construção de seu próprio
conhecimento.
( ) As atividades experimentais podem ser realizadas
pelos alunos em grupo ou podem ser apenas
demonstrativas, realizadas pelo professor. Isso
depende do material e do espaço disponível para
a realização destas.
( ) As atividades experimentais são importantes para
a apreensão do conhecimento científico, bem
como para estimular o aluno a refletir sobre o seu
papel na sociedade, e como ele pode contribuir
para o desenvolvimento dela.
Assinale a sequência correta.
- A)F F V V
- B)F V F F
- C)V F V V
- D)V V F F
A alternativa correta é A)
O uso do laboratório de Ciências na prática pedagógica é um tema que gera discussões sobre metodologias, segurança e eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Analisando as afirmativas apresentadas, podemos compreender melhor como as atividades experimentais devem ser conduzidas e sua importância na formação dos alunos.
A primeira afirmativa é falsa (F), pois mesmo escolas sem laboratório podem adaptar espaços como a sala de aula para atividades experimentais, desde que sejam tomados os devidos cuidados com materiais e reagentes. O ambiente não é necessariamente inadequado, mas requer planejamento e supervisão.
A segunda afirmativa também é falsa (F), já que o professor deve sempre mediar as atividades experimentais, orientando os alunos e garantindo que o roteiro seja seguido com segurança. A autonomia dos alunos é importante, mas não exclui a necessidade de acompanhamento pedagógico.
A terceira afirmativa é verdadeira (V), pois as atividades experimentais podem ser realizadas de diferentes formas, seja em grupo ou como demonstração pelo professor, dependendo dos recursos disponíveis. A flexibilidade é essencial para adaptar a prática às condições da escola.
Por fim, a quarta afirmativa é verdadeira (V), já que as atividades experimentais não só facilitam a compreensão de conceitos científicos, mas também incentivam a reflexão crítica sobre o papel do aluno na sociedade e sua contribuição para o desenvolvimento coletivo.
Portanto, a sequência correta é F, F, V, V, correspondente à alternativa A).
Questão 7
contextos social e culturalmente relevantes, que potencializam a aprendizagem significativa (BRASIL,
1998). Sobre o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, é correto afirmar que
- A)quanto mais se relaciona o novo conteúdo a algum aspecto da estrutura cognitiva prévia, mais distante se está da aprendizagem significativa.
- B)em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais incompletos, por isso, devem, desde o inicio, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
- C)todo conhecimento prévio surge da conjuntura social do aluno, por isso deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais condizentes com o ensino.
- D)a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento do aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.
- E)antes de qualquer nova situação de ensino, deve ocorrer uma investigação extensa dos conhecimentos prévios que possam sugestionar o foco do estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.
A alternativa correta é D)
O processo de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais deve considerar a importância dos conhecimentos prévios dos alunos como base para a construção de novos saberes. A alternativa correta, D), reforça a ideia de que a aprendizagem significativa ocorre quando o novo conteúdo se relaciona com as estruturas cognitivas já existentes no estudante, permitindo que ele atribua significado ao que está sendo aprendido.
Essa perspectiva está alinhada com as teorias de aprendizagem de Ausubel, que destacam a relevância de conectar novos conhecimentos aos esquemas mentais prévios. Ao contrário do que sugerem as outras alternativas, os conceitos que o aluno já possui não devem ser ignorados ou substituídos, mas sim utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento de uma compreensão mais profunda e contextualizada.
Portanto, a abordagem mais eficaz para o ensino de Ciências é aquela que valoriza a bagagem cultural e social do aluno, integrando-a de forma intencional ao processo educativo. Dessa maneira, o conhecimento científico deixa de ser algo abstrato e distante, transformando-se em um instrumento útil para interpretar e intervir na realidade.
Questão 8
científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. Neste contexto, o papel das Ciências Naturais é o
de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo
participativo e parte integrante do Universo” (BRASIL, 1998, p. 15).
- A)os procedimentos sejam planejados pelo professor e estudantes em sala de aula.
- B)a experimentação seja uma prática que implica na melhoria do ensino de Ciências Naturais.
- C)a realização do experimento seja suficiente para modificar a forma de pensar e agir dos estudantes.
- D)se tenha claro que a construção do conhecimento se faz a partir de cada um desses procedimentos.
- E)os desafios motivem os estudantes a buscarem os detalhes dos objetos de estudo, para que o mesmo seja percebido de modo completo e diferente do habitual.
A alternativa correta é E)
A formação de um cidadão crítico está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de habilidades como observação e experimentação, fundamentais no ensino de Ciências Naturais. Conforme destacado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a disciplina deve colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, posicionando o indivíduo como parte ativa do Universo. Nesse sentido, a prática pedagógica deve ir além da simples transmissão de conteúdos, incentivando os estudantes a explorarem os fenômenos científicos de maneira profunda e reflexiva.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) se destaca como a mais adequada, pois enfatiza a importância dos desafios como motivadores para uma percepção detalhada e inovadora dos objetos de estudo. Essa abordagem estimula os alunos a ultrapassarem a superficialidade, reconhecendo nuances e relações que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano. Ao buscar "os detalhes dos objetos de estudo", o estudante é conduzido a uma análise crítica, essencial para a construção de um conhecimento significativo e transformador.
As demais alternativas, embora contenham elementos válidos, não abrangem com a mesma eficácia o cerne da questão. A experimentação, por exemplo, é de fato uma ferramenta valiosa (alternativa B), mas sua eficácia depende justamente da postura investigativa proposta em E). Da mesma forma, o planejamento conjunto (alternativa A) e a construção gradual do conhecimento (alternativa D) são relevantes, porém insuficientes sem o engajamento ativo do aluno na descoberta. A alternativa C, por sua vez, peca por reduzir a complexidade do processo de aprendizagem à mera execução de experimentos.
Portanto, a resposta correta reforça que o ensino de Ciências deve priorizar estratégias que despertem a curiosidade e a capacidade de análise, permitindo aos estudantes transcenderem visões fragmentadas e construírem uma relação mais rica e dinâmica com o saber científico.
Questão 9
educacionais, que se sucedem ao longo das décadas como elaborações teóricas e que, de diversas
maneiras, se expressam nas salas de aula. Muitas práticas, ainda hoje, são baseadas na mera
transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa;
outras já incorporam avanços, produzidos nas últimas décadas, sobre o processo de ensino e
aprendizagem em geral e sobre o ensino de Ciências em particular” (BRASIL, 1998, p. 9).
- A)a experimentação, mesmo sem uma atitude investigativa mais ampla, garante a aprendizagem dos conhecimentos científicos.
- B)a renovação do ensino de Ciências Naturais se orienta unicamente pela necessidade do currículo responder ao avanço tecnológico.
- C)o desenvolvimento de atividades práticas começou a ter presença marcante nos projetos de ensino devido a uma solicitação dos alunos.
- D)representaram importante elemento para a compreensão ativa de conceitos, maior amplitude e variedade nos processos de investigação.
- E)enfatizam trabalhos escolares mais individualizados, sob a orientação de professores, ainda que numa perspectiva mais diretiva e prescritiva.
A alternativa correta é D)
O ensino de Ciências Naturais, conforme destacado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tem passado por transformações ao longo do tempo, buscando superar abordagens tradicionais baseadas na simples transmissão de informações. O trecho citado ressalta a existência de práticas pedagógicas que ainda se limitam ao uso do livro didático e da cópia na lousa, mas também reconhece avanços significativos na área, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem.
Entre as alternativas apresentadas, a que melhor reflete as propostas metodológicas dos PCN para o ensino de Ciências Naturais é a letra D, que afirma que essas propostas representaram um importante elemento para a compreensão ativa de conceitos, ampliando e diversificando os processos de investigação. Essa resposta está em sintonia com a perspectiva construtivista e investigativa defendida pelos PCN, que valoriza a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento científico.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação às diretrizes dos PCN. A letra A desconsidera a importância da atitude investigativa, reduzindo a experimentação a um mero recurso técnico. A letra B simplifica a renovação do ensino de Ciências, ignorando outras dimensões pedagógicas e sociais. A letra C atribui a mudança metodológica a uma demanda dos alunos, o que não corresponde ao enfoque dado pelos PCN. Por fim, a letra E contradiz a proposta de trabalho colaborativo e investigativo, ao sugerir uma abordagem individualizada e diretiva.
Portanto, a alternativa D é a que melhor expressa o espírito das propostas metodológicas dos PCN para o ensino de Ciências Naturais, alinhando-se com a busca por uma educação científica mais significativa e crítica.
Questão 10
notoriedade com a Lei nº 5.692, quando passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro
grau a partir de 1971. As Ciências tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se
expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que
não perdem sua importância como parte de um processo. Sobre a importância do ensino das Ciências
Naturais no nível fundamental, é correto afirmar que
- A)o ensino de Ciências Naturais pode contribuir para uma relação homem-natureza onde são favorecidas ações de exploração, acarretando a manipulação gênica, os desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o lixo industrial, hospitalar e doméstico.
- B)o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente.
- C)o ensino de Ciências Naturais orientou a necessidade do currículo responder ao avanço da postura “cientificista” e às demandas pedagógicas geradas por influência do movimento ambiental.
- D)o ensino de Ciências Naturais está relacionado com os processos do dia a dia da sociedade e isso torna as atividades práticas do conhecimento científico menos valorizadas e aplicadas.
- E)os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a deixar de ser abordados devido ao modelo desenvolvimentista mundialmente hegemônico.
A alternativa correta é B)
O ensino de Ciências Naturais no nível fundamental desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e críticos. A alternativa B corretamente destaca que o conhecimento sobre o comportamento da natureza e os processos vitais permite ao aluno fundamentar suas opiniões sobre questões polêmicas e agir de maneira mais reflexiva. Essa abordagem não apenas amplia a compreensão científica, mas também fortalece a capacidade de tomada de decisões responsáveis diante de desafios contemporâneos, como mudanças climáticas, conservação ambiental e saúde pública.
As demais alternativas apresentam distorções ou equívocos sobre o papel das Ciências Naturais. A alternativa A, por exemplo, associa erroneamente o ensino à exploração predatória, enquanto na realidade a disciplina promove justamente a reflexão sobre esses problemas. A alternativa C confunde a evolução curricular com uma suposta postura "cientificista", quando o foco atual é a interdisciplinaridade e a contextualização. Já a alternativa D subestima o valor das atividades práticas, que são essenciais para a construção do conhecimento científico. Por fim, a alternativa E ignora que questões ambientais e de saúde permanecem centrais nos currículos de Ciências, especialmente diante da crise ecológica global.
Portanto, a alternativa B representa com precisão a importância do ensino de Ciências Naturais ao vincular o conhecimento científico com a formação de uma postura ética e consciente perante o mundo natural e social, preparando os estudantes para os complexos desafios do século XXI.