Atualmente o ensino de Ciências Naturais deve buscar uma mudança metodológica e atitudinal nos alunos. Assim uma professora que pretende, por exemplo, trabalhar com seus alunos o tema: “Vegetais: o que comer?” precisará definir procedimentos metodológicos adequados a essa nova perspectiva. Considerando a adequação dos procedimentos metodológicos a essa perspectiva de Ciências Naturais, marque V para os adequados e F para os inadequados. ( ) Montagem de mini-horta com os alunos na escola para posterior utilização da produção em receitas saudáveis e nutritivas, pesquisadas e definidas pelo grupo de estudantes. ( ) Preenchimento de fichas de descrição de diferentes tipos de vegetais. ( ) Agendamento de entrevista com nutricionista para esclarecer as dúvidas dos alunos relacionadas à alimentação e possíveis alterações de hábitos relativos ao cuidado com o corpo. ( ) Correção das atividades do livro de Ciências relacionadas ao assunto, passando as respostas corretas no quadro para reforçar e garantir a aprendizagem. Assinale a sequência correta.
Atualmente o ensino de Ciências Naturais deve buscar uma mudança metodológica e atitudinal nos alunos. Assim uma
professora que pretende, por exemplo, trabalhar com seus alunos o tema: “Vegetais: o que comer?” precisará definir
procedimentos metodológicos adequados a essa nova perspectiva. Considerando a adequação dos procedimentos
metodológicos a essa perspectiva de Ciências Naturais, marque V para os adequados e F para os inadequados.
( ) Montagem de mini-horta com os alunos na escola para posterior utilização da produção em receitas saudáveis e
nutritivas, pesquisadas e definidas pelo grupo de estudantes.
( ) Preenchimento de fichas de descrição de diferentes tipos de vegetais.
( ) Agendamento de entrevista com nutricionista para esclarecer as dúvidas dos alunos relacionadas à alimentação e
possíveis alterações de hábitos relativos ao cuidado com o corpo.
( ) Correção das atividades do livro de Ciências relacionadas ao assunto, passando as respostas corretas no quadro
para reforçar e garantir a aprendizagem.
Assinale a sequência correta.
- A)V, F, V, F
- B)V, V, F, F
- C)F, V, F, V
- D)F, F, V, V
Resposta:
A alternativa correta é A)
Atualmente, o ensino de Ciências Naturais passa por uma transformação que visa não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também a formação de atitudes e habilidades nos alunos. Diante disso, uma professora que deseja trabalhar o tema "Vegetais: o que comer?" deve adotar metodologias que incentivem a participação ativa, a investigação e a reflexão crítica. A seguir, analisaremos as atividades propostas e sua adequação a essa nova perspectiva.
A montagem de uma mini-horta com os alunos é uma prática altamente adequada (V), pois promove o aprendizado prático, a responsabilidade ambiental e a valorização de alimentos saudáveis. Além disso, ao utilizar a produção em receitas pesquisadas pelos próprios estudantes, a atividade se torna interdisciplinar e significativa.
O preenchimento de fichas descritivas sobre vegetais, por outro lado, é uma abordagem tradicional e pouco engajadora (F). Embora possa auxiliar na memorização de informações, não estimula a curiosidade ou a aplicação do conhecimento no cotidiano, sendo insuficiente para uma perspectiva moderna de ensino.
A entrevista com um nutricionista é uma iniciativa válida (V), pois permite que os alunos tirem dúvidas diretamente com um especialista, relacionando o conteúdo à vida real. Essa interação favorece a conscientização sobre hábitos alimentares e reforça a importância de cuidar da saúde.
Por fim, a correção das atividades do livro de forma expositiva, sem discussão ou contextualização, é inadequada (F). Esse método limita-se à repetição de respostas, sem estimular o pensamento crítico ou a autonomia dos estudantes, indo contra os princípios de um ensino inovador.
Portanto, a sequência correta é V, F, V, F, correspondente à alternativa A).
Deixe um comentário