De acordo com a DCE de Biologia (2008) NÃO são critérios de avaliação da 1a Série:
são critérios de avaliação da 1a Série:
- A)Identificar e comparar as características dos diferentes grupos de seres vivos;
- B)Estabelecer as características específicas dos micro-organismos, dos organismos vegetais e animais, e dos vírus;
- C)Classificar os seres vivos quanto ao número de células (unicelular e pluricelular), tipo de organização celular (procarionte e eucarionte), forma de obtenção de energia (autótrofo e heterótrofo) e tipo de reprodução (sexuada e assexuada);
- D)Depreciar a classificação filogenética (morfológica, estrutural e molecular) dos seres vivos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
De acordo com a Diretriz Curricular Estadual (DCE) de Biologia, publicada em 2008, existem critérios específicos para a avaliação dos estudantes da primeira série do ensino médio. O documento estabelece quais habilidades e conhecimentos devem ser priorizados nessa etapa da formação, destacando a importância de compreender a diversidade dos seres vivos e suas características fundamentais.
Entre as alternativas apresentadas, três delas (A, B e C) representam competências esperadas para os alunos dessa série, conforme a DCE. A alternativa A aborda a identificação e comparação dos diferentes grupos de seres vivos, um aspecto essencial para o estudo da biodiversidade. A alternativa B trata das características específicas de micro-organismos, plantas, animais e vírus, conteúdo fundamental para a compreensão da biologia. Já a alternativa C explora critérios de classificação como número de células, tipo de organização celular, forma de obtenção de energia e reprodução - todos temas relevantes para o currículo da primeira série.
A alternativa D, correta como resposta, destoa das demais por apresentar um critério que não consta nas orientações da DCE. O ato de "depreciar" qualquer sistema de classificação, incluindo a filogenética (seja morfológica, estrutural ou molecular), não é um objetivo educacional válido. Pelo contrário, o documento enfatiza a importância de compreender e valorizar os diferentes métodos de classificação dos seres vivos como ferramentas complementares no estudo da biologia.
Esta questão serve como exemplo de como as diretrizes curriculares orientam o processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo parâmetros claros sobre o que deve ser avaliado em cada etapa da formação escolar. A compreensão desses critérios é fundamental tanto para professores no planejamento de suas aulas, quanto para estudantes no direcionamento de seus estudos.
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