Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências. A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:
das ciências.
- A)Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas.
- B)Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas.
- C)Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência.
- D)Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias.
- E)Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A Alfabetização Científica tem se consolidado como um dos principais objetivos do ensino de ciências na atualidade, conforme apontam pesquisas recentes na área. Seu propósito vai além da simples transmissão de conhecimentos científicos, buscando formar cidadãos capazes de interagir criticamente com a ciência e sua influência na sociedade.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) "Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência" corretamente representa um dos objetivos centrais da Alfabetização Científica. Esta abordagem educacional visa justamente desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar, questionar e participar ativamente das discussões sobre o desenvolvimento científico e tecnológico.
As demais alternativas apresentam concepções equivocadas sobre a natureza da ciência e os objetivos da Alfabetização Científica. Ao contrário do que sugerem algumas opções, a Alfabetização Científica não busca limitar a participação popular (A), nem inibir questionamentos (B), muito menos negar a existência de controvérsias (D) ou defender uma suposta neutralidade absoluta da ciência (E).
A opção correta (C) reflete a compreensão de que a ciência é uma construção humana, sujeita a debates e influências sociais, e que a educação científica deve preparar os cidadãos para participar dessas discussões de forma fundamentada e crítica. Este é o cerne da Alfabetização Científica: empoderar os indivíduos para engajamento democrático em questões científicas que afetam a sociedade.
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