No primeiro segmento do Ensino Fundamental, os alunos devem ter se apropriado de questões básicas relativas ao conhecimento da Arte. Da 6ª a 9ª séries, poderão dominar com mais propriedade a expressão artística, realizando seus trabalhos com mais autonomia e reconhecendo com mais clareza que existe contextualização histórico-social e marca pessoal nos trabalhos artísticos. Sobre o ensino de Artes, assinale a alternativa incorreta.
alunos devem ter se apropriado de questões básicas
relativas ao conhecimento da Arte. Da 6ª a 9ª séries,
poderão dominar com mais propriedade a expressão
artística, realizando seus trabalhos com mais
autonomia e reconhecendo com mais clareza que existe
contextualização histórico-social e marca pessoal nos
trabalhos artísticos. Sobre o ensino de Artes, assinale
a alternativa incorreta.
- A)De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), “essa marca ou estilo próprio agora realizado com intenção, aliados ao prazer em explicitar seus argumentos e proposições poéticas, surgem agora como ingredientes fortes e conscientes e fazem parte dos valores da cultura dos jovens”.
- B)Nesses ciclos o grupo fortalece a identidade artística ao compartilhar valores culturais, ao mesmo tempo em que autoriza a expressão de cada indivíduo por meio de sua particularidade.
- C)Os conteúdos a serem trabalhados nos três eixos - o fazer, o apreciar e o contextualizar - podem, entre outros, relativizar as normas e valores da cultura de cada um.
- D)As experiências de aprendizagem devem focar apenas os conhecimentos já construídos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O ensino de Artes no Ensino Fundamental, especialmente do 6º ao 9º ano, tem como objetivo desenvolver nos alunos uma compreensão mais profunda e autônoma da expressão artística, além de reconhecer seu contexto histórico-social e a marca pessoal presente nas obras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam a importância de os jovens explorarem seu estilo próprio de forma intencional, aliando-o ao prazer de expressar suas ideias poéticas, como mencionado na alternativa A. Essa abordagem reforça a identidade artística coletiva e individual, conforme aponta a alternativa B, ao valorizar a troca de valores culturais e a expressão singular de cada aluno.
Além disso, os eixos do fazer, apreciar e contextualizar, citados na alternativa C, permitem que os alunos relativizem normas e valores culturais, ampliando sua visão crítica e criativa. No entanto, a alternativa D está incorreta, pois as experiências de aprendizagem em Artes não devem se limitar aos conhecimentos já construídos. Pelo contrário, devem incentivar a exploração, a experimentação e a descoberta de novas formas de expressão, promovendo um aprendizado dinâmico e em constante evolução.
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