O conhecimento, a concepção ou mesmo a apreciação de obras visuais requer algumas noções básicas, por exemplo, a diferenciação entre uma composição artística bidimensional e uma tridimensional. Sobre o ensino do tópico Elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais, presente no tema Expressão em Artes Visuais, assinale a alternativa incorreta.
de obras visuais requer algumas noções básicas,
por exemplo, a diferenciação entre uma composição
artística bidimensional e uma tridimensional. Sobre o
ensino do tópico Elaboração de obras bidimensionais e
tridimensionais, presente no tema Expressão em Artes
Visuais, assinale a alternativa incorreta.
- A)No âmbito escolar, o conhecimento das características de uma obra tridimensional permite ao aluno discernir melhor termos, conceitos, interlocução dos elementos visuais e técnicas.
- B)O aprendizado para a elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais requer o conhecimento, em primeiro lugar, de um importante elemento constitutivo de uma obra visual que é a cor.
- C)Deve-se discutir primeiro com os alunos conceitos básicos das duas dimensões que caracterizam uma obra bidimensional (comprimento e altura).
- D)Deve-se elaborar representações visuais plásticas utilizando o plano como suporte, com elementos e técnicas diferenciados.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino de artes visuais, especialmente no que diz respeito à elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais, é fundamental para o desenvolvimento da percepção e da expressão artística dos alunos. No entanto, algumas abordagens podem ser equivocadas, como demonstra a alternativa B, considerada incorreta no contexto apresentado.
A alternativa B afirma que o aprendizado para a elaboração de obras bidimensionais e tridimensionais requer, em primeiro lugar, o conhecimento da cor como elemento constitutivo. Embora a cor seja um aspecto importante nas artes visuais, ela não é o ponto de partida essencial para diferenciar ou compreender as dimensões de uma obra. O foco inicial deve ser na estrutura e na forma, elementos que definem a bidimensionalidade (comprimento e altura) e a tridimensionalidade (comprimento, altura e profundidade).
As demais alternativas apresentam abordagens mais adequadas. A alternativa A destaca a importância de conhecer as características das obras tridimensionais para uma melhor compreensão dos elementos visuais. A alternativa C reforça a necessidade de discutir conceitos básicos das dimensões com os alunos, enquanto a alternativa D sugere a prática de elaborar representações visuais no plano, explorando técnicas variadas. Todas essas propostas estão alinhadas com um ensino progressivo e contextualizado das artes visuais.
Portanto, a alternativa B se mostra incorreta por priorizar um elemento secundário (a cor) em detrimento de conceitos fundamentais para a distinção entre obras bidimensionais e tridimensionais. O correto é começar pela compreensão das dimensões e da estrutura das obras, para só então explorar outros elementos, como cor, textura e composição.
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