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Luiza, aluna de Pedagogia, participou de uma aula de Metodologia do Ensino de Ciências, na qual a professora da disciplina trabalhou o papel da Educação em Ciências Naturais no Ensino Fundamental I. Fez isso, explicitando aos alunos um modelo metodológico que possibilita aos indivíduos atuarem de modo ativo e crítico diante dos fenômenos naturais. Tal modelo, que foi apresentado por Delizoicov e Angotti (1994), propõe três momentos pedagógicos para o desenvolvimento de uma atividade educativa: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Esses momentos oportunizam espaço ao trabalho coletivo, para o surgimento de conflitos/ confrontos de ideias, bem como, para a busca de soluções para eles, com vistas à (re)construção de saberes sistematizados por parte dos alunos. Segundo os autores, no primeiro momento, cabe ao professor

Luiza, aluna de Pedagogia, participou de uma aula de
Metodologia do Ensino de Ciências, na qual a professora
da disciplina trabalhou o papel da Educação em Ciências
Naturais no Ensino Fundamental I. Fez isso, explicitando
aos alunos um modelo metodológico que possibilita
aos indivíduos atuarem de modo ativo e crítico diante dos
fenômenos naturais. Tal modelo, que foi apresentado por
Delizoicov e Angotti (1994), propõe três momentos pedagógicos para o desenvolvimento de uma atividade educativa:
problematização inicial, organização do conhecimento e
aplicação do conhecimento. Esses momentos oportunizam
espaço ao trabalho coletivo, para o surgimento de conflitos/
confrontos de ideias, bem como, para a busca de soluções
para eles, com vistas à (re)construção de saberes sistematizados
por parte dos alunos. Segundo os autores, no
primeiro momento, cabe ao professor

Resposta:

A alternativa correta é B)

O modelo metodológico proposto por Delizoicov e Angotti (1994) para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental I apresenta uma abordagem pedagógica que valoriza a participação ativa e crítica dos alunos diante dos fenômenos naturais. Essa metodologia, baseada em três momentos pedagógicos – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, busca promover a construção coletiva de saberes, incentivando o diálogo, o confronto de ideias e a busca por soluções.

No primeiro momento, a problematização inicial, o papel do professor é fundamental para estabelecer um ambiente de aprendizagem significativa. Conforme o gabarito indica, a alternativa correta é a B), que destaca a importância de o professor ouvir o que o aluno tem a dizer sobre o assunto, considerando tanto sua compreensão prévia quanto suas experiências de vida. Essa abordagem dialógica permite que o educador identifique os conhecimentos prévios dos estudantes, suas dúvidas e curiosidades, criando assim um ponto de partida mais relevante para o processo de ensino-aprendizagem.

As demais alternativas, embora possam apresentar estratégias válidas em outros contextos, não se alinham completamente com a proposta dos autores. A problematização inicial não deve se limitar à exposição de um plano de ensino (A), nem à antecipação de aplicações do conteúdo (C), muito menos à pesquisa bibliográfica (D) ou à exibição passiva de vídeos (E). O foco, nessa etapa, está em construir um diálogo que parta do repertório dos alunos, estimulando sua curiosidade e preparando o terreno para os momentos subsequentes de organização e aplicação do conhecimento.

Portanto, a metodologia defendida por Delizoicov e Angotti reforça a ideia de que a Educação em Ciências deve ser um processo dinâmico, no qual o aluno é protagonista de sua aprendizagem. Ao priorizar a escuta e a valorização dos saberes trazidos pelos estudantes, o professor não só facilita a construção de conhecimentos científicos, mas também desenvolve habilidades críticas e reflexivas essenciais para a formação cidadã.

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