Luiza, aluna de Pedagogia, participou de uma aula de Metodologia do Ensino de Ciências, na qual a professora da disciplina trabalhou o papel da Educação em Ciências Naturais no Ensino Fundamental I. Fez isso, explicitando aos alunos um modelo metodológico que possibilita aos indivíduos atuarem de modo ativo e crítico diante dos fenômenos naturais. Tal modelo, que foi apresentado por Delizoicov e Angotti (1994), propõe três momentos pedagógicos para o desenvolvimento de uma atividade educativa: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Esses momentos oportunizam espaço ao trabalho coletivo, para o surgimento de conflitos/ confrontos de ideias, bem como, para a busca de soluções para eles, com vistas à (re)construção de saberes sistematizados por parte dos alunos. Segundo os autores, no primeiro momento, cabe ao professor
Metodologia do Ensino de Ciências, na qual a professora
da disciplina trabalhou o papel da Educação em Ciências
Naturais no Ensino Fundamental I. Fez isso, explicitando
aos alunos um modelo metodológico que possibilita
aos indivíduos atuarem de modo ativo e crítico diante dos
fenômenos naturais. Tal modelo, que foi apresentado por
Delizoicov e Angotti (1994), propõe três momentos pedagógicos para o desenvolvimento de uma atividade educativa:
problematização inicial, organização do conhecimento e
aplicação do conhecimento. Esses momentos oportunizam
espaço ao trabalho coletivo, para o surgimento de conflitos/
confrontos de ideias, bem como, para a busca de soluções
para eles, com vistas à (re)construção de saberes sistematizados
por parte dos alunos. Segundo os autores, no
primeiro momento, cabe ao professor
- A)problematizar o conteúdo novo, apresentando aos alunos o que consta do plano de ensino, conforme o que foi programado no início do ano.
- B)ouvir o que o aluno tem a dizer sobre o assunto: tanto sua maneira de entender o conteúdo, como também a sua experiência de vida.
- C)estimular o aluno a falar, com suas próprias palavras, sobre possíveis aplicações do conteúdo que será desenvolvido nos momentos seguintes.
- D)solicitar a elaboração de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema a ser trabalhado, recorrendo preferencialmente à biblioteca da escola.
- E)exibir fitas de vídeo e documentários sobre o tema a ser trabalhado e, em seguida, promover, com os alunos, discussões sobre o exibido.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O modelo metodológico proposto por Delizoicov e Angotti (1994) para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental I apresenta uma abordagem pedagógica que valoriza a participação ativa e crítica dos alunos diante dos fenômenos naturais. Essa metodologia, baseada em três momentos pedagógicos – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento –, busca promover a construção coletiva de saberes, incentivando o diálogo, o confronto de ideias e a busca por soluções.
No primeiro momento, a problematização inicial, o papel do professor é fundamental para estabelecer um ambiente de aprendizagem significativa. Conforme o gabarito indica, a alternativa correta é a B), que destaca a importância de o professor ouvir o que o aluno tem a dizer sobre o assunto, considerando tanto sua compreensão prévia quanto suas experiências de vida. Essa abordagem dialógica permite que o educador identifique os conhecimentos prévios dos estudantes, suas dúvidas e curiosidades, criando assim um ponto de partida mais relevante para o processo de ensino-aprendizagem.
As demais alternativas, embora possam apresentar estratégias válidas em outros contextos, não se alinham completamente com a proposta dos autores. A problematização inicial não deve se limitar à exposição de um plano de ensino (A), nem à antecipação de aplicações do conteúdo (C), muito menos à pesquisa bibliográfica (D) ou à exibição passiva de vídeos (E). O foco, nessa etapa, está em construir um diálogo que parta do repertório dos alunos, estimulando sua curiosidade e preparando o terreno para os momentos subsequentes de organização e aplicação do conhecimento.
Portanto, a metodologia defendida por Delizoicov e Angotti reforça a ideia de que a Educação em Ciências deve ser um processo dinâmico, no qual o aluno é protagonista de sua aprendizagem. Ao priorizar a escuta e a valorização dos saberes trazidos pelos estudantes, o professor não só facilita a construção de conhecimentos científicos, mas também desenvolve habilidades críticas e reflexivas essenciais para a formação cidadã.
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