A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados. Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar nos processos e contextos histórico e social da produção da ciência, em contraponto aos produtos da ciência, apresentando como vantagem a exposição da ciência como um constante questionar cujas conclusões podem mudar.
A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia
nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de
ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década
de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e
Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa
abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja
construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos
com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos
sociais e culturais determinados.
Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.
A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar
nos processos e contextos histórico e social da produção
da ciência, em contraponto aos produtos da ciência,
apresentando como vantagem a exposição da ciência como um
constante questionar cujas conclusões podem mudar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A abordagem cognitiva no ensino de ciências, fundamentada nas teorias de Piaget e Vygotsky, enfatiza a construção do conhecimento tanto individual quanto socialmente, inserida em contextos culturais e históricos específicos. Essa perspectiva se contrapõe a visões tradicionais que priorizam apenas a transmissão de conteúdos prontos, destacando a importância dos processos de aprendizagem ativa e interação social.
O item avaliado afirma que a abordagem histórica e filosófica da ciência permite focar nos processos e contextos de produção científica, em vez de apenas nos seus produtos finais. Essa afirmação está correta, pois essa metodologia revela a ciência como uma atividade dinâmica, sujeita a revisões e questionamentos constantes, o que se alinha com os princípios cognitivistas de construção do conhecimento.
Portanto, a alternativa C) CERTO é a resposta correta, já que a abordagem histórico-filosófica complementa a perspectiva cognitiva ao mostrar a ciência como um processo em evolução, onde conclusões podem ser reformuladas conforme novos contextos e evidências surgem.
Deixe um comentário