Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

      A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados.                                      Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá na análise dos impactos ambientais promovidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda a análise das implicações sociais, políticas e éticas.

      A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia
nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de
ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década
de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e
Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa
abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja
construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos
com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos
sociais e culturais determinados.

                                      Internet: <https://edisciplinas.usp.br> (com adaptações).

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.

Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá
na análise dos impactos ambientais promovidos pelo
desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do
desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda
a análise das implicações sociais, políticas e éticas.

Resposta:

A alternativa correta é E)

A abordagem cognitiva no ensino de ciências, fundamentada nas teorias de Piaget e Vygotsky, prioriza a construção do conhecimento por meio da interação individual e social, dentro de contextos culturais específicos. O texto deixa claro que essa perspectiva está centrada nos processos de aprendizagem e não diretamente na análise de impactos ambientais ou na promoção de ações de conservação, como sugerido no item a ser julgado.

O item em questão afirma que o foco da abordagem cognitivista está na análise dos impactos ambientais e na promoção de ações de conservação, demandando reflexões sobre implicações sociais, políticas e éticas. No entanto, essa descrição não corresponde aos princípios da abordagem cognitiva, que se concentra na forma como os alunos constroem o conhecimento científico, e não em questões ambientais ou éticas decorrentes do desenvolvimento tecnológico.

Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação apresentada no item não reflete os pressupostos da abordagem cognitivista no ensino de ciências, que tem como base a construção do conhecimento pelo aluno, e não a análise de impactos ambientais ou ações de conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *