O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.As diretrizes propostas nesse tratado incluem a identificação e o estudo das causas dos hábitos consumistas da sociedade contemporânea, o que poderá permitir mudanças nas práticas adotadas e redução do consumismo exagerado.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.
As diretrizes propostas nesse tratado incluem a identificação
e o estudo das causas dos hábitos consumistas da sociedade
contemporânea, o que poderá permitir mudanças nas práticas
adotadas e redução do consumismo exagerado.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, estabelecido durante a Rio 92, representa um marco na integração entre educação ambiental e sustentabilidade. Um de seus princípios fundamentais é a análise crítica dos padrões de consumo da sociedade contemporânea, visando identificar suas causas e promover transformações comportamentais.
O tratado reconhece que o consumismo exagerado é um dos grandes desafios ambientais da atualidade, pois está diretamente ligado à exploração desmedida de recursos naturais e à geração de resíduos. Nesse contexto, as diretrizes do documento incentivam justamente o estudo aprofundado das raízes culturais, econômicas e sociais que alimentam hábitos de consumo insustentáveis.
Ao propor essa abordagem educacional, o tratado busca criar condições para que indivíduos e comunidades reflitam sobre seus padrões de consumo e adotem práticas mais conscientes. Essa perspectiva está alinhada com o conceito de sociedades sustentáveis, que pressupõe a harmonização entre desenvolvimento humano e limites ecológicos.
Portanto, a afirmação sobre as diretrizes do tratado está correta, pois a identificação e estudo das causas do consumismo constituem etapa fundamental para a construção de alternativas sustentáveis de produção e consumo, objetivo central da educação ambiental proposta pelo documento.
Deixe um comentário