Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com os PCN, é objeto de estudo da biologia o fenômeno da vida, em toda a sua diversidade de manifestações. Esse fenômeno caracteriza-se por um conjunto de processos, organizados e integrados, de diferentes formas de vida, sujeitas a transformações que ocorrem no tempo e no espaço, sendo, ao mesmo tempo, propiciadoras de transformações no ambiente. Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências e habilidades para o ensino de biologia.

De acordo com os PCN, é objeto de estudo da biologia o
fenômeno da vida, em toda a sua diversidade de
manifestações. Esse fenômeno caracteriza-se por um
conjunto de processos, organizados e integrados, de
diferentes formas de vida, sujeitas a transformações que
ocorrem no tempo e no espaço, sendo, ao mesmo tempo,
propiciadoras de transformações no ambiente.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta no
que diz respeito às competências e habilidades para o ensino
de biologia.

Resposta:

A alternativa correta é D)

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Biologia tem como objeto de estudo o fenômeno da vida em toda a sua complexidade e diversidade. Esse fenômeno abrange processos organizados e integrados, que se manifestam em diferentes formas de vida, sujeitas a transformações ao longo do tempo e do espaço. Além disso, a vida não apenas sofre influências do ambiente, mas também o modifica, estabelecendo uma relação dinâmica e interdependente.

Considerando esse contexto, é fundamental refletir sobre as competências e habilidades necessárias para o ensino da Biologia. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra D, que afirma: "A biologia julga ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente." Essa afirmação está alinhada com a perspectiva dos PCN, que destacam a importância de uma abordagem crítica e contextualizada da Biologia, capaz de avaliar impactos ambientais e promover ações sustentáveis em prol da saúde humana e dos ecossistemas.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais. A alternativa A desconsidera a influência de fatores políticos, culturais e religiosos, o que contraria a visão interdisciplinar da Biologia. A alternativa B ignora a dimensão existencial e humana no processo de aprendizagem, enquanto a C subestima a relação entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais. Por fim, a alternativa E nega a integração entre diferentes áreas do conhecimento, essencial para a compreensão dos processos biológicos.

Portanto, a resposta correta reforça o papel da Biologia como ciência engajada na promoção do equilíbrio entre sociedade e natureza, incentivando práticas que garantam a sustentabilidade e o bem-estar coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *