As legislações que versam sobre o ensino de ciências e biologia destacam um ensino pautado na importância das aprendizagens. Por isso conceitos como letramento científico, aprendizagem significativa, contextualização e transposição didática são alguns dos aspectos importantes dos documentos oficias. Em relação a esses conceitos, analise as afirmativas abaixo. I. O trabalho que transforma um objeto de saber em um objeto de ensino é chamado de transposição didática. Para Yves Chevallard este conceito diz respeito a um saber a ensinar, que sofre, a partir de então transformações que vão torná-lo apto a ocupar um lugar de objeto de ensino. II. Quando os conhecimentos, realidades e vivências prévias dos alunos são considerados como ponto de partida para o ensino, tem-se a contextualização. Nesse caso, o ensino da biologia fará sentido para o aluno e a compreensão dos processos e fenômenos biológicos será favorecida. III. O letramento científico é um conceito que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico, mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais da ciência.IV. A aprendizagem significativa implica a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão do impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade. É correto o que se afirma em
As legislações que versam sobre o ensino de
ciências e biologia destacam um ensino pautado na
importância das aprendizagens. Por isso conceitos
como letramento científico, aprendizagem
significativa, contextualização e transposição didática
são alguns dos aspectos importantes dos documentos
oficias. Em relação a esses conceitos, analise as
afirmativas abaixo.
I. O trabalho que transforma um objeto de
saber em um objeto de ensino é chamado de
transposição didática. Para Yves Chevallard
este conceito diz respeito a um saber a
ensinar, que sofre, a partir de então
transformações que vão torná-lo apto a
ocupar um lugar de objeto de ensino.
II. Quando os conhecimentos, realidades e
vivências prévias dos alunos são considerados
como ponto de partida para o ensino, tem-se
a contextualização. Nesse caso, o ensino da
biologia fará sentido para o aluno e a
compreensão dos processos e fenômenos
biológicos será favorecida.
III. O letramento científico é um conceito que
envolve a capacidade de compreender e
interpretar o mundo natural, social e
tecnológico, mas também de transformá-lo
com base nos aportes teóricos e processuais
da ciência.
IV. A aprendizagem significativa implica a
aquisição de um vocabulário básico de
conceitos científicos, a compreensão da
natureza do método científico e a
compreensão do impacto da ciência e da
tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.
É correto o que se afirma em
- A)II e IV apenas.
- B)I, II e III apenas.
- C)I, II, III e IV.
- D)I, III e IV apenas
Resposta:
A alternativa correta é B)
As legislações que abordam o ensino de ciências e biologia enfatizam a importância de uma educação baseada em aprendizagens significativas. Dentro desse contexto, conceitos como letramento científico, aprendizagem significativa, contextualização e transposição didática são fundamentais nos documentos oficiais. A análise das afirmativas apresentadas permite compreender melhor esses conceitos e sua aplicação no ensino.
A afirmativa I está correta, pois define adequadamente a transposição didática como o processo de transformação de um objeto de saber em um objeto de ensino, conforme proposto por Yves Chevallard. Esse conceito é essencial para adaptar o conhecimento científico ao contexto educacional.
A afirmativa II também está correta, já que a contextualização no ensino de biologia envolve considerar as vivências e conhecimentos prévios dos alunos, facilitando a compreensão dos fenômenos biológicos e tornando o aprendizado mais relevante.
A afirmativa III está correta ao descrever o letramento científico como a capacidade de interpretar e intervir no mundo natural, social e tecnológico com base nos conhecimentos científicos. Esse conceito vai além da simples memorização de fatos, envolvendo uma aplicação crítica e transformadora.
Já a afirmativa IV está incorreta, pois confunde aprendizagem significativa com aspectos mais específicos do letramento científico. A aprendizagem significativa, na visão de David Ausubel, refere-se à conexão entre novos conhecimentos e estruturas cognitivas pré-existentes, e não apenas à aquisição de vocabulário ou compreensão do método científico.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III, correspondendo à alternativa B.
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