Tendo em vista que, com o compromisso de contribuir para a formação intelectual, profissional e cultural do cidadão cego brasileiro, o Ministério da Educação unificou, em todo o território nacional, os caracteres braille para o uso na química, garantindo, assim, acesso a textos específicos da área, julgue o item a seguir, acerca da Grafia Química Braille para Uso no Brasil. A translineação de uma fórmula química na grafia braille é feita após uma ligação química, tornando-se necessário repetir os símbolos na continuidade da representação, tal como exemplificado a seguir.H3C–CH2–CH2–– CH3
Tendo em vista que, com o compromisso de contribuir para a formação intelectual, profissional e cultural do cidadão cego brasileiro, o Ministério da Educação unificou, em todo o território nacional, os caracteres braille para o uso na química, garantindo, assim, acesso a textos específicos da área, julgue o item a seguir, acerca da Grafia Química Braille para Uso no Brasil.
A translineação de uma fórmula química na grafia braille é
feita após uma ligação química, tornando-se necessário repetir
os símbolos na continuidade da representação, tal como
exemplificado a seguir.
H3C–CH2–CH2–
– CH3
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O Ministério da Educação, em seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, estabeleceu a padronização dos caracteres braille para a química em todo o território nacional. Essa iniciativa visa garantir que estudantes cegos tenham pleno acesso ao conhecimento científico, especialmente no que diz respeito à representação de fórmulas e conceitos químicos. A Grafia Química Braille para Uso no Brasil segue regras específicas para assegurar clareza e precisão na comunicação dessas informações.
Um dos aspectos fundamentais dessa padronização é a translineação de fórmulas químicas. De acordo com as normas estabelecidas, a quebra de linha em uma fórmula braille deve ocorrer após uma ligação química, como no exemplo apresentado (H3C–CH2–CH2– / –CH3). Além disso, é necessário repetir os símbolos na linha seguinte para manter a integridade e a compreensão da estrutura química representada.
Portanto, a afirmação de que "a translineação de uma fórmula química na grafia braille é feita após uma ligação química, tornando-se necessário repetir os símbolos na continuidade da representação" está correta (alternativa C). Esse cuidado na representação braille é essencial para evitar ambiguidades e garantir que as informações químicas sejam transmitidas com exatidão, contribuindo para a efetiva aprendizagem dos estudantes cegos.
Deixe um comentário