Em geral, podemos dizer que todas as tentativas de privilegiar, ora uma elaboração cuidadosa e articulada do conteúdo a ser aprendido, ora uma metodologia atenta exclusivamente ao desenvolvimento psicológico do estudante, não somente têm reduzido o espaço de ação do professor e perturbado sua sobrevivência profissional, mas também têm obtido resultados insatisfatórios quanto à aprendizagem dos estudantes. O recente crescimento de uma visão construtivista de ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional.A. Villani e J. L. A. Pacca. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de ciências. In: Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n.º 1/2, jan.-dez./1997, p. 196-214 (com adaptações)Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia.
Em geral, podemos dizer que todas as tentativas de
privilegiar, ora uma elaboração cuidadosa e articulada do conteúdo
a ser aprendido, ora uma metodologia atenta exclusivamente
ao desenvolvimento psicológico do estudante, não somente
têm reduzido o espaço de ação do professor e perturbado sua
sobrevivência profissional, mas também têm obtido resultados
insatisfatórios quanto à aprendizagem dos estudantes. O recente
crescimento de uma visão construtivista de ensino e aprendizagem
nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor,
ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da
natureza de sua competência profissional.
A. Villani e J. L. A. Pacca. Construtivismo, conhecimento científico e
habilidade didática no ensino de ciências. In: Revista da Faculdade de
Educação, São Paulo, v. 23, n.º 1/2, jan.-dez./1997, p. 196-214 (com adaptações)
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos
relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas
em cada aula é uma competência disciplinar importante para
professores de biologia.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado discute as limitações de abordagens pedagógicas que priorizam exclusivamente o conteúdo ou o desenvolvimento psicológico do aluno, destacando a necessidade de equilíbrio entre conhecimento científico e competência didática no ensino. A visão construtivista, conforme mencionado, reforça a importância da formação docente, mas não aborda diretamente a definição de metas específicas por aula como uma competência central.
A afirmação de que "a capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia" não encontra respaldo direto no excerto. O texto enfatiza o conhecimento científico e a habilidade didática de forma ampla, sem mencionar o planejamento de metas aula a aula como um elemento-chave. Portanto, a resposta correta é E) ERRADO, pois o trecho não sustenta essa afirmação como uma competência disciplinar essencial.
Deixe um comentário