Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos computacionais e de laboratório.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.

Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa
participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios
e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos
computacionais e de laboratório.

Resposta:

A alternativa correta é E)

A respeito do uso de recursos didáticos no ensino de biologia, o item em questão afirma que os avanços tecnológicos têm garantido uma intensa participação dos alunos em atividades práticas, tanto em laboratórios quanto em salas de aula, devido ao fácil acesso a recursos computacionais e de laboratório. O gabarito indica que essa afirmação está incorreta (E) ERRADO, e essa avaliação pode ser justificada por diversos fatores.

Em primeiro lugar, embora os avanços tecnológicos tenham, de fato, ampliado as possibilidades de ensino, o acesso a esses recursos ainda é desigual. Muitas escolas, especialmente as públicas e localizadas em regiões periféricas, enfrentam dificuldades para adquirir e manter equipamentos de laboratório e computadores em condições adequadas para uso pedagógico. Dessa forma, a premissa de que há um "fácil acesso" a esses recursos não reflete a realidade de grande parte das instituições de ensino no Brasil.

Além disso, a participação ativa dos alunos depende não apenas da disponibilidade de recursos, mas também da formação dos professores para utilizá-los de maneira eficaz. Muitos educadores não recebem capacitação adequada para integrar tecnologias e práticas laboratoriais em suas aulas, o que limita o potencial dessas ferramentas no processo de aprendizagem.

Por fim, a afirmação ignora questões logísticas, como a falta de infraestrutura básica em algumas escolas (como energia elétrica estável ou internet de qualidade), que impedem a implementação consistente dessas atividades. Portanto, embora a tecnologia possa ser um aliado importante no ensino de biologia, sua efetividade está condicionada a fatores que vão além da simples disponibilidade de equipamentos.

Assim, conclui-se que o item está realmente incorreto, pois a realidade educacional brasileira ainda apresenta barreiras significativas para que os avanços tecnológicos garantam, de forma generalizada, uma participação intensa dos alunos em atividades práticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *