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O ensino de Ciências Naturais é relativamente recente na escola fundamental, ganhou maior notoriedade com a Lei nº 5.692, quando passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau a partir de 1971. As Ciências tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que não perdem sua importância como parte de um processo. Sobre a importância do ensino das Ciências Naturais no nível fundamental, é correto afirmar que

O ensino de Ciências Naturais é relativamente recente na escola fundamental, ganhou maior
notoriedade com a Lei nº 5.692, quando passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro
grau a partir de 1971. As Ciências tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se
expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que
não perdem sua importância como parte de um processo. Sobre a importância do ensino das Ciências
Naturais no nível fundamental, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é B)

O ensino de Ciências Naturais no nível fundamental desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e críticos. A alternativa B corretamente destaca que o conhecimento sobre o comportamento da natureza e os processos vitais permite ao aluno fundamentar suas opiniões sobre questões polêmicas e agir de maneira mais reflexiva. Essa abordagem não apenas amplia a compreensão científica, mas também fortalece a capacidade de tomada de decisões responsáveis diante de desafios contemporâneos, como mudanças climáticas, conservação ambiental e saúde pública.

As demais alternativas apresentam distorções ou equívocos sobre o papel das Ciências Naturais. A alternativa A, por exemplo, associa erroneamente o ensino à exploração predatória, enquanto na realidade a disciplina promove justamente a reflexão sobre esses problemas. A alternativa C confunde a evolução curricular com uma suposta postura "cientificista", quando o foco atual é a interdisciplinaridade e a contextualização. Já a alternativa D subestima o valor das atividades práticas, que são essenciais para a construção do conhecimento científico. Por fim, a alternativa E ignora que questões ambientais e de saúde permanecem centrais nos currículos de Ciências, especialmente diante da crise ecológica global.

Portanto, a alternativa B representa com precisão a importância do ensino de Ciências Naturais ao vincular o conhecimento científico com a formação de uma postura ética e consciente perante o mundo natural e social, preparando os estudantes para os complexos desafios do século XXI.

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