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“O ensino de Ciências Naturais, […] tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais, que se sucedem ao longo das décadas como elaborações teóricas e que, de diversas maneiras, se expressam nas salas de aula. Muitas práticas, ainda hoje, são baseadas na mera transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa; outras já incorporam avanços, produzidos nas últimas décadas, sobre o processo de ensino e aprendizagem em geral e sobre o ensino de Ciências em particular” (BRASIL, 1998, p. 9). Sobre as propostas metodológicas dos PCN para as Ciências Naturais, é correto afirmar que

“O ensino de Ciências Naturais, […] tem sido praticado de acordo com diferentes propostas
educacionais, que se sucedem ao longo das décadas como elaborações teóricas e que, de diversas
maneiras, se expressam nas salas de aula. Muitas práticas, ainda hoje, são baseadas na mera
transmissão de informações, tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição na lousa;
outras já incorporam avanços, produzidos nas últimas décadas, sobre o processo de ensino e
aprendizagem em geral e sobre o ensino de Ciências em particular” (BRASIL, 1998, p. 9).
Sobre as propostas metodológicas dos PCN para as Ciências Naturais, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é D)

O ensino de Ciências Naturais, conforme destacado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tem passado por transformações ao longo do tempo, buscando superar abordagens tradicionais baseadas na simples transmissão de informações. O trecho citado ressalta a existência de práticas pedagógicas que ainda se limitam ao uso do livro didático e da cópia na lousa, mas também reconhece avanços significativos na área, especialmente no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem.

Entre as alternativas apresentadas, a que melhor reflete as propostas metodológicas dos PCN para o ensino de Ciências Naturais é a letra D, que afirma que essas propostas representaram um importante elemento para a compreensão ativa de conceitos, ampliando e diversificando os processos de investigação. Essa resposta está em sintonia com a perspectiva construtivista e investigativa defendida pelos PCN, que valoriza a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento científico.

As demais alternativas apresentam equívocos em relação às diretrizes dos PCN. A letra A desconsidera a importância da atitude investigativa, reduzindo a experimentação a um mero recurso técnico. A letra B simplifica a renovação do ensino de Ciências, ignorando outras dimensões pedagógicas e sociais. A letra C atribui a mudança metodológica a uma demanda dos alunos, o que não corresponde ao enfoque dado pelos PCN. Por fim, a letra E contradiz a proposta de trabalho colaborativo e investigativo, ao sugerir uma abordagem individualizada e diretiva.

Portanto, a alternativa D é a que melhor expressa o espírito das propostas metodológicas dos PCN para o ensino de Ciências Naturais, alinhando-se com a busca por uma educação científica mais significativa e crítica.

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