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“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar permite desenvolver conceitos de investigação que estão inseridos no ato de planejar. É importante a refexão sobre o ato de planejar, bem como sobre o resultado disso, pois serve, principalmente, para facilitar os procedimentos metodológicos em sala de aula”. (Adaptado). Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa – professor-pesquisador em educação geográfca. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.Com relação a esse processo de construção do conhecimento, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir. ( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização das atividades. E para conseguir um resultado no processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as. Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com a finalidade de conhecimento; ( ) É importante utilizar procedimentos e operações que possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos por meio da experimentação, ou pela observação, mas que deem suporte aos princípios da generalização que sejam suportados por leis ou sirvam de base a comparativos de análises. ( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do método científico e a sua aplicabilidade no universo conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos.( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos, deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto metodologia científica para a formulação de conceitos e organização de ideias, postulados e questionamentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar
permite desenvolver conceitos de investigação que
estão inseridos no ato de planejar. É importante a
refexão sobre o ato de planejar, bem como sobre
o resultado disso, pois serve, principalmente, para
facilitar os procedimentos metodológicos em sala de
aula”. (Adaptado).
Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa
– professor-pesquisador em educação geográfca. Curitiba: Editora
InterSaberes, 2012.
Com relação a esse processo de construção do
conhecimento, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso
(F)
para as afirmativas a seguir.
( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização
das atividades. E para conseguir um resultado no
processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações
que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as.
Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com
a finalidade de conhecimento;
( ) É importante utilizar procedimentos e operações que
possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos
por meio da experimentação, ou pela observação, mas
que deem suporte aos princípios da generalização
que sejam suportados por leis ou sirvam de base a
comparativos de análises.
( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se
trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do
método científico e a sua aplicabilidade no universo
conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades
do ambiente dos alunos.
( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos,
deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto
metodologia científica para a formulação de conceitos e
organização de ideias, postulados e questionamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O ensino da geografia no ambiente escolar vai além da simples transmissão de conteúdos, envolvendo um processo dinâmico de construção do conhecimento. Como destacado no texto adaptado de Lopes (2012), o planejamento é um elemento central nesse processo, pois permite estruturar atividades que desenvolvam a capacidade investigativa dos alunos. Nesse contexto, todas as afirmativas apresentadas estão corretas, conforme a sequência V, V, V, V (alternativa E).

A primeira afirmativa ressalta a importância da flexibilidade no planejamento, adaptando-se às situações que surgem em sala de aula e utilizando-as como oportunidades para instigar o conhecimento nos alunos. Isso está alinhado com a perspectiva de um ensino dinâmico e reflexivo.

A segunda afirmativa destaca a necessidade de utilizar procedimentos que permitam explicar e interpretar fenômenos geográficos, seja por experimentação ou observação, apoiando-se em princípios científicos. Essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento do pensamento geográfico.

A terceira afirmativa aborda a importância do trabalho com hipóteses e do método científico, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos. Essa prática estimula o pensamento crítico e a aplicação dos conceitos geográficos na realidade local.

Por fim, a quarta afirmativa reforça a necessidade de trabalhar novas realidades e questionamentos dentro da metodologia científica existente, o que permite a formulação de conceitos e a organização de ideias de maneira estruturada. Todas essas abordagens são complementares e essenciais para um ensino efetivo da geografia.

Portanto, a sequência correta é realmente V, V, V, V, como indicado na alternativa E, pois todas as afirmativas apresentam princípios válidos e complementares para o ensino da geografia no ambiente escolar.

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