De acordo com Hennig (1994), em seu livro Metodologia do Ensino de Ciências, página 46, o fazer ciência deve levar o aluno ao conhecimento científico por meio das capacidades de
do Ensino de Ciências, página 46, o fazer ciência deve
levar o aluno ao conhecimento científico por meio das
capacidades de
- A)aprender, que implica em desenvolver o pensamento lógico; compreender, que revela o conhecimento organizado da Natureza; e a capacidade de conhecer, que se refere à posse de informações e assimilação de novos conhecimentos.
- B)comunicar-se, que implica na troca de informações entre professor e aluno; absorver o conhecimento apresentado no decorrer do processo de aprendizagem; e a capacidade de construir conceitos relacionados ao ambiente natural e artificial.
- C)identificar fenômenos naturais à medida que o aluno nota esses fenômenos em seu cotidiano; aprender, que implica em desenvolver o pensamento lógico; e a capacidade de buscar novas conexões e novos conhecimentos.
- D)conhecer e assimilar informações de novos conhecimentos; organizar e associar o conhecimento científico como fonte da construção humana e suas tecnologias na compreensão de fenômenos naturais.
- E)conhecer, que se refere à posse de informação e de novos conhecimentos; fazer associação entre intervenções humanas e naturais e de compreender a inter-relação entre esses dois processos.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com Hennig (1994), em seu livro Metodologia do Ensino de Ciências, página 46, o fazer ciência deve levar o aluno ao conhecimento científico por meio das capacidades de aprender, compreender e conhecer. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que destaca três aspectos fundamentais:
- Aprender, que implica em desenvolver o pensamento lógico;
- Compreender, que revela o conhecimento organizado da Natureza;
- Conhecer, que se refere à posse de informações e assimilação de novos conhecimentos.
Essa abordagem enfatiza a importância de não apenas acumular informações, mas também de estruturá-las de forma lógica e contextualizada, permitindo ao aluno uma compreensão mais profunda dos fenômenos científicos. A alternativa A, portanto, sintetiza de maneira clara os pilares do ensino de ciências propostos por Hennig, alinhando-se ao objetivo de formar indivíduos capazes de pensar criticamente e aplicar o conhecimento de forma significativa.
Deixe um comentário