Segundo Tadeu Chiarelli, em grande parte das pinturas de Portinari, o artista não está preocupado em retratar um brasileiro, mas “o” brasileiro. Ao superar a pintura regionalista que antecede o Modernismo, Portinari produziu uma obra que tem caráter nacional e moderno, não apenas pelos temas tratados, mas também por questões plásticas. Nos quadros O Mestiço e Lavrador de Café (ambos de 1934), os personagens são pintados em composições monumentais em que predominam os tons de marrom da paisagem e se destacam os campos cultivados ao fundo. Também no quadro Café (1934), a figura humana adquire formas escultóricas robustas, com o agigantamento das mãos e dos pés, recurso que reforça a ligação dos personagens com o mundo do trabalho e da terra. Portinari produziu um conjunto de afrescos para o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entre 1936 e 1938, em que tratou da temática relativa aos ciclos econômicos do Brasil. Nessas obras, o artista utilizou recursos derivados da poética desenvolvida no Renascimento italiano. Sua admiração pela obra de Piero della Francesca pode ser observada nos gestos imobilizados dos personagens e no desdobramento da figura em vários momentos do trabalho. Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptações). Infere-se do texto acima que Portinari, em suas composições,
Segundo Tadeu Chiarelli, em grande parte das pinturas de Portinari, o artista não está preocupado em retratar um brasileiro, mas “o” brasileiro. Ao superar a pintura regionalista que antecede o Modernismo, Portinari produziu uma obra que tem caráter nacional e moderno, não apenas pelos temas tratados, mas também por questões plásticas. Nos quadros O Mestiço e Lavrador de Café (ambos de 1934), os personagens são pintados em composições monumentais em que predominam os tons de marrom da paisagem e se destacam os campos cultivados ao fundo. Também no quadro Café (1934), a figura humana adquire formas escultóricas robustas, com o agigantamento das mãos e dos pés, recurso que reforça a ligação dos personagens com o mundo do trabalho e da terra. Portinari produziu um conjunto de afrescos para o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entre 1936 e 1938, em que tratou da temática relativa aos ciclos econômicos do Brasil. Nessas obras, o artista utilizou recursos derivados da poética desenvolvida no Renascimento italiano. Sua admiração pela obra de Piero della Francesca pode ser observada nos gestos imobilizados dos personagens e no desdobramento da figura em vários momentos do trabalho.
Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptações).
Infere-se do texto acima que Portinari, em suas composições,
- A)representou personagens com sensualidade primordial, qualidade que imprimiu plasticidade a suas obras.
- B)utilizou elementos impressionistas, derivados da realidade brasileira, embora com dramaticidade controlada.
- C)criou uma pintura caracteristicamente nacional, com base em tipos brasileiros e com elementos geometrizados.
- D)iniciou um novo tipo de natureza-morta, com expressiva qualidade dramática.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Segundo o texto, a obra de Portinari transcendeu o regionalismo para alcançar um caráter nacional e moderno, tanto pelos temas abordados quanto pelas escolhas plásticas. Suas pinturas, como O Mestiço, Lavrador de Café e Café, destacam-se pela monumentalidade das figuras humanas, representadas com formas robustas e elementos geometrizados, como mãos e pés agigantados, reforçando sua conexão com o trabalho e a terra. Além disso, os afrescos realizados para o MEC demonstram sua inspiração na arte renascentista, especialmente na obra de Piero della Francesca, sem perder de vista a representação dos ciclos econômicos brasileiros.
Dessa forma, a alternativa correta é a C), pois Portinari criou uma pintura que sintetiza a identidade nacional por meio de tipos brasileiros e uma linguagem plástica que incorpora elementos geometrizados e uma abordagem moderna, distanciando-se de estilos como o impressionismo ou a natureza-morta. Sua obra não se limita ao sensualismo ou ao drama excessivo, mas consolida uma visão artística profundamente enraizada na cultura e na realidade do Brasil.
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