Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em Lagoa Santa – município da região metropolitana de Belo Horizonte – foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

Em Lagoa Santa – município da região metropolitana de Belo Horizonte – foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

Resposta:

A alternativa correta é C)

O achado arqueológico de Luzia em Lagoa Santa, Minas Gerais, representa um marco fundamental para a compreensão da ocupação humana no território brasileiro. Esse fóssil, um dos mais antigos das Américas, não apenas desafia narrativas tradicionais sobre o povoamento do continente, mas também oferece uma oportunidade pedagógica significativa.

Em sala de aula, o estudo de Luzia e dos demais achados da região permite:

  • Questionar visões históricas estabelecidas, demonstrando como novas evidências podem reformular teorias consolidadas
  • Promover uma perspectiva decolonial do ensino de História, superando o eurocentrismo que tradicionalmente dominou a disciplina
  • Valorizar a diversidade étnica e cultural que compõe a formação da sociedade brasileira
  • Estimular o pensamento crítico ao mostrar como o conhecimento histórico está em constante construção

A alternativa correta (C) destaca justamente essa capacidade de romper com paradigmas eurocêntricos e construir com os alunos uma visão mais plural e inclusiva da História. Ao trabalhar com achados como Luzia, o professor pode:

  • Contextualizar a presença humana nas Américas antes da chegada dos europeus
  • Discutir as diferentes teorias migratórias para o continente americano
  • Relacionar o passado distante com a formação da identidade nacional brasileira

Essa abordagem contrasta com visões lineares e simplistas da História, permitindo aos alunos compreender a complexidade dos processos históricos e a riqueza das culturas originárias que contribuíram para a formação do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *