Ao abordar o problema dos currículos de História nas escolas em um contexto global e multicultural, Marcos Silva e Selva G. Fonseca se perguntam o que ensinar no mundo multicultural e se apropriam do pensamento do educador Peter McLaren, que, ao ir além do termo crítico, defende o “multiculturalismo revolucionário, que não se limita a transformar a atitude discriminatória, mas se dedica a reconstituir as estruturas profundas da economia política, da cultura e do poder nos arranjos sociais contemporâneos. Ele não significa reformar a democracia capitalista, mas transformá-la, cortando as suas articulações e reconstruindo a ordem social do ponto de vista dos oprimidos”. MCLAREN, Peter apud SILVA, Marcos e FONSECA, Selva G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 46. Para os autores, o multiculturalismo crítico e revolucionário é
Ao abordar o problema dos currículos de História nas escolas em
um contexto global e multicultural, Marcos Silva e Selva G.
Fonseca se perguntam o que ensinar no mundo multicultural e se
apropriam do pensamento do educador Peter McLaren, que, ao ir
além do termo crítico, defende o “multiculturalismo
revolucionário, que não se limita a transformar a atitude
discriminatória, mas se dedica a reconstituir as estruturas
profundas da economia política, da cultura e do poder nos
arranjos sociais contemporâneos. Ele não significa reformar a
democracia capitalista, mas transformá-la, cortando as suas
articulações e reconstruindo a ordem social do ponto de vista dos
oprimidos”.
MCLAREN, Peter apud SILVA, Marcos e FONSECA, Selva G. Ensinar História no
século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007, p. 46.
Para os autores, o multiculturalismo crítico e revolucionário é
- A)um conteúdo escolar acadêmico a ser ensinado em sala de aula.
- B)uma postura ética e política contra a desigualdade e a exclusão social.
- C)uma abordagem teórica sobre o tema da diversidade cultural.
- D)um posicionamento politicamente correto de aceitação da diferença.
- E)uma estratégia de respeito e tolerância em relação às diferenças culturais.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Ao analisar o problema dos currículos de História em um contexto global e multicultural, os autores Marcos Silva e Selva G. Fonseca questionam o que deve ser ensinado em um mundo marcado pela diversidade. Eles se apoiam no pensamento do educador Peter McLaren, que propõe um multiculturalismo revolucionário, indo além de uma simples crítica. Essa abordagem não se limita a combater atitudes discriminatórias, mas busca transformar as estruturas profundas da economia política, da cultura e do poder, reconstruindo a ordem social a partir da perspectiva dos oprimidos.
Segundo os autores, o multiculturalismo crítico e revolucionário não é apenas um conteúdo acadêmico (alternativa A), uma abordagem teórica sobre diversidade (alternativa C), um posicionamento politicamente correto (alternativa D) ou uma estratégia de tolerância (alternativa E). Em vez disso, trata-se de uma postura ética e política que visa combater a desigualdade e a exclusão social (alternativa B). Essa visão exige uma transformação radical das estruturas sociais, alinhando-se à luta por justiça e emancipação.
Portanto, a resposta correta é a alternativa B, que reflete o compromisso com uma mudança estrutural e não apenas com reformas superficiais no sistema educacional ou social.
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