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“A maneira de tratar o conteúdo é fundamental no ensino e a postura do professor, com relação a esse tratamento, determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Para isso, pretende-se orientar o ensino de ciências para que o aluno torne-se agente de sua aprendizagem, através do ‘pensar e do fazer’ (relação ciência-tecnologia), e o professor se legitime como mediador deste processo.”Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124. Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.( ) A organização sequencial dos conteúdos e atividades curriculares devem ser sistematizada e operacionalizada em patamares das ações envolvendo uma graduação de complexidade do abstrato para o concreto. ( ) Ênfase na construção dos conhecimentos sobre a natureza, subjacentes à relação homem-natureza, e na constituição dos espaços físicos, social, econômico, ambiental e político, buscando-se o diálogo cultural na vinculação entre a cultura do aluno e a cultura científica. ( ) O enfoque metodológico deve ser centrado na transmissão, para que, na busca de soluções conjuntas, cada indivíduo passe a atuar como elemento formador do outro.( ) Apresentação do mundo ideal, e não do mundo como o homem gostaria que fosse (mundo real), segundo suas percepções e representações mais imediatas.  ( ) Estabelecimento de relação paralela entre conceito construído e aplicação prática no dia a dia, tornando a sala de aula uma extensão da vida. 

“A maneira de tratar o conteúdo é fundamental no ensino e a postura do professor, com relação a esse
tratamento, determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Para isso, pretende-se orientar o ensino
de ciências para que o aluno torne-se agente de sua aprendizagem, através do ‘pensar e do fazer’ (relação
ciência-tecnologia), e o professor se legitime como mediador deste processo.”

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124. 

Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa
com a sequência correta.

( ) A organização sequencial dos conteúdos e atividades curriculares devem ser sistematizada e operacionalizada
em patamares das ações envolvendo uma graduação de complexidade do abstrato para o concreto. 

( ) Ênfase na construção dos conhecimentos sobre a natureza, subjacentes à relação homem-natureza, e na constituição
dos espaços físicos, social, econômico, ambiental e político, buscando-se o diálogo cultural na vinculação entre a cultura do aluno e a cultura científica. 
( ) O enfoque metodológico deve ser centrado na transmissão, para que, na busca de soluções conjuntas, cada
indivíduo passe a atuar como elemento formador do outro.

( ) Apresentação do mundo ideal, e não do mundo como o homem gostaria que fosse (mundo real), segundo suas
percepções e representações mais imediatas.
  

( ) Estabelecimento de relação paralela entre conceito construído e aplicação prática no dia a dia, tornando a sala
de aula uma extensão da vida. 

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado discute a importância da abordagem pedagógica no ensino de ciências, destacando o papel do professor como mediador e o aluno como agente ativo de sua própria aprendizagem. A citação da Proposta Curricular de Santa Catarina reforça a necessidade de integrar o "pensar e o fazer", estabelecendo uma relação entre ciência e tecnologia. A partir dessa perspectiva, as afirmações seguintes devem ser avaliadas como verdadeiras (V) ou falsas (F) de acordo com os princípios pedagógicos apresentados.

A primeira afirmação, que sugere uma organização sequencial dos conteúdos do abstrato para o concreto, é falsa (F), pois a proposta defende uma abordagem que parte do concreto para o abstrato, considerando a realidade do aluno. Já a segunda afirmação, que enfatiza a construção do conhecimento a partir da relação homem-natureza e do diálogo cultural, é verdadeira (V), pois está alinhada com a ideia de vincular a cultura do aluno à cultura científica.

A terceira afirmação, que propõe um enfoque metodológico centrado na transmissão de conhecimentos, é falsa (F), uma vez que o texto defende uma mediação ativa do professor, e não uma mera transmissão. A quarta afirmação, que menciona a apresentação do "mundo ideal" em vez do mundo real, também é falsa (F), pois a proposta valoriza o contexto real e as percepções imediatas do aluno. Por fim, a quinta afirmação, que estabelece uma relação entre conceitos e aplicações práticas no cotidiano, é verdadeira (V), pois reforça a ideia de tornar a sala de aula uma extensão da vida.

Dessa forma, a sequência correta é F - V - F - F - V, correspondente à alternativa B).

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