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A concepção de história definida nesta proposta, analisa as múltiplas dimensões do tempo de modo a capturar o sentido da superação das noções anteriores para a compreensão dos múltiplos e simultâneos tempos históricos.Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 161.  Sobre o tema “Ensino de História – Categoria Tempo”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas. l. Tempo cronológico se refere ao tempo do relógio, do passar dos dias, dos eventos, da sequência dos meses, dos anos, etc.ll. Tempo histórico é o tempo do significado dos processos de desenvolvimento técnico, produtivo, das dimensões consideradas relevantes pelos grupos dominantes em oposição aos dominados em determinadas sociedades. lll. Na história tradicional ou positivista há uma compreensão dialética do tempo, pois supõe uma natural superação dos tempos cíclicos, circulares e antigo, pelo tempo moderno definido através da evolução da técnica. lV. O tempo circular define a lógica das comunidades agrícolas (plantio, crescimento, colheita): nascimento, desenvolvimento e morte.V. Os tempos diacrônicos ser referem, por exemplo, a relação entre moderno e arcaico, antigo e novo.  

A concepção de história definida nesta proposta, analisa as múltiplas dimensões do tempo de modo a
capturar o sentido da superação das noções anteriores para a compreensão dos múltiplos e simultâneos
tempos históricos.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas
curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 161.  

Sobre o tema “Ensino de História – Categoria Tempo”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa
que contém todas as corretas. 

l. Tempo cronológico se refere ao tempo do relógio, do passar dos dias, dos eventos, da sequência dos meses, dos
anos, etc.

ll. Tempo histórico é o tempo do significado dos processos de desenvolvimento técnico, produtivo, das dimensões
consideradas relevantes pelos grupos dominantes em oposição aos dominados em determinadas sociedades

lll. Na história tradicional ou positivista há uma compreensão dialética do tempo, pois supõe uma natural superação
dos tempos cíclicos, circulares e antigo, pelo tempo moderno definido através da evolução da técnica. 

lV. O tempo circular define a lógica das comunidades agrícolas (plantio, crescimento, colheita): nascimento, desenvolvimento
e morte.

V. Os tempos diacrônicos ser referem, por exemplo, a relação entre moderno e arcaico, antigo e novo.  

Resposta:

A alternativa correta é A)

A concepção de história apresentada na Proposta Curricular de Santa Catarina busca compreender as múltiplas dimensões do tempo, superando noções tradicionais para abarcar a simultaneidade dos tempos históricos. Nesse contexto, analisando as afirmações sobre o tema "Ensino de História – Categoria Tempo", podemos identificar as alternativas corretas:

I. Correta. O tempo cronológico de fato se refere à medição objetiva do tempo, como dias, meses e anos, sendo fundamental para a organização dos eventos históricos.

II. Correta. O tempo histórico realmente envolve os significados dos processos sociais, técnicos e produtivos, frequentemente definidos pelas relações de poder entre grupos dominantes e dominados.

III. Incorreta. A história tradicional ou positivista não adota uma perspectiva dialética do tempo, mas sim uma visão linear e evolutiva.

IV. Correta. O tempo circular de fato caracteriza a lógica das comunidades agrícolas e dos ciclos naturais da vida.

V. Correta. Os tempos diacrônicos realmente se referem às relações entre diferentes temporalidades, como moderno/arcaico ou antigo/novo.

Portanto, as afirmações corretas são I, II, IV e V, correspondendo à alternativa A do gabarito.

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