Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No ensino de história, o uso do método da história oral como recurso pedagógico

No ensino de história, o uso do método da história oral como
recurso pedagógico

Resposta:

A alternativa correta é A)

O ensino de história tem se renovado com a incorporação de metodologias que valorizam a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Dentre essas abordagens, a história oral se destaca como um recurso pedagógico eficaz, pois parte da memória dos sujeitos e das questões presentes no cotidiano dos estudantes para reconstituir o passado. Essa perspectiva, conforme indicado pela alternativa correta (A), permite uma aprendizagem mais significativa, conectando a experiência individual com os processos históricos mais amplos.

Ao contrário do que sugerem as alternativas incorretas, a história oral não amplia a subjetividade de forma prejudicial (B), nem inviabiliza a reconstituição histórica pela ausência de documentos oficiais (C). A memória, ainda que seletiva (D), não deturpa a verdade histórica, mas oferece uma perspectiva singular que, quando cruzada com outras fontes, enriquece a compreensão do passado. Além disso, os métodos da história oral podem ser adaptados ao contexto escolar (E), tornando-se acessíveis aos alunos e promovendo habilidades de pesquisa e análise crítica.

Portanto, a história oral é uma ferramenta valiosa para o ensino de história, pois democratiza o acesso às fontes históricas, incentiva o protagonismo dos alunos e reforça a noção de que a história é construída por pessoas comuns, cujas vivências também merecem ser registradas e estudadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *