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A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para os anos finais do Ensino Fundamental constitui um passo importante no sentido de tornar a rede estadual de ensino de Minas Gerais um sistema de alto desempenho. Com base no CBC para o ensino de História, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo Ministério da Educação (MEC), orientam os currículos em geral, e o de História, em particular, para a construção de uma nova concepção de cidadania. II. O documento propõe rupturas com uma história centrada na formação de determinado tipo de representação da nacionalidade. III. A diversidade cultural e sua importância para o avanço da cidadania no Brasil se constituem na ideia central das finalidades do ensino de História. Estão corretas as afirmativas:

A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC)
para os anos finais do Ensino Fundamental constitui
um passo importante no sentido de tornar a rede
estadual de ensino de Minas Gerais um sistema de
alto desempenho. Com base no CBC para o ensino de
História, analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta.

I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo
Ministério da Educação (MEC), orientam os currículos
em geral, e o de História, em particular, para a construção
de uma nova concepção de cidadania.

II. O documento propõe rupturas com uma história centrada
na formação de determinado tipo de representação da
nacionalidade.

III. A diversidade cultural e sua importância para o avanço
da cidadania no Brasil se constituem na ideia central
das finalidades do ensino de História.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para os anos finais do Ensino Fundamental representa uma medida essencial para elevar a qualidade da educação na rede estadual de Minas Gerais, alinhando-a a padrões de alto desempenho. Ao analisar o CBC para o ensino de História, é possível identificar três afirmativas que refletem os princípios e objetivos desse documento.

A afirmativa I destaca o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), como orientadores dos currículos, incluindo o de História. Esses parâmetros buscam promover uma nova concepção de cidadania, alinhada a valores democráticos e inclusivos, reforçando a importância da educação na formação crítica dos estudantes.

A afirmativa II aponta para uma ruptura com visões tradicionais da história, que muitas vezes priorizavam uma narrativa única e homogênea da nacionalidade. O CBC propõe uma abordagem mais plural, que reconheça as múltiplas vozes e experiências que compõem a história do Brasil, superando perspectivas limitadas ou excludentes.

Por fim, a afirmativa III enfatiza a centralidade da diversidade cultural no ensino de História, destacando seu papel no fortalecimento da cidadania. Ao valorizar as diferentes culturas e identidades que formam o país, o CBC busca promover uma educação mais justa e representativa, capaz de preparar os alunos para viver em uma sociedade plural.

Todas as afirmativas estão corretas (I, II e III), pois refletem os princípios do CBC e sua proposta de uma educação histórica crítica, inclusiva e voltada para a construção de uma cidadania ativa e consciente.

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