Uma das questões que mais tem desafiado os professores de história, engajados em processos de mudanças curriculares e de suas práticas em sala de aula, é a de criar as condições para que os alunos elaborem novos sentidos e significados para o estudo da história. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.
professores de história, engajados em processos
de mudanças curriculares e de suas práticas em sala
de aula, é a de criar as condições para que os alunos
elaborem novos sentidos e significados para o estudo da
história. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo
Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.
- A)O CBC avalia que os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer reação orgânica com o passado público da época em que vivem.
- B)A história deve ser vista como estudo do passado e como memorização dos fatos e das datas dos principais acontecimentos, em geral, de ordem política, militar ou diplomática dos países.
- C)O processo de esquecimento do passado pode comprometer o desenvolvimento da noção de temporalidade histórica.
- D)O ensino de História deve propiciar aos alunos constatarem que as realidades presentes não tem razão de ser por elas mesmas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O ensino de História enfrenta um desafio constante: como fazer com que os alunos desenvolvam novos significados e conexões com o passado, superando a visão tradicional que prioriza a memorização de fatos e datas. A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) busca romper com essa abordagem, enfatizando a importância da compreensão crítica da temporalidade histórica e da relação entre passado e presente.
A alternativa B) é considerada incorreta porque reforça justamente a visão que o CBC pretende superar. Ao reduzir a História ao estudo do passado como um conjunto de eventos políticos, militares ou diplomáticos a serem memorizados, essa abordagem ignora a complexidade dos processos históricos e sua relevância para a formação de cidadãos críticos. O CBC defende que o ensino de História deve ir além da simples cronologia, permitindo que os alunos percebam como as realidades atuais são construídas a partir de processos históricos.
As demais alternativas apresentam concepções alinhadas com a proposta do CBC. A alternativa A) aborda o desafio de conectar os jovens com o passado em um mundo marcado pelo imediatismo. A alternativa C) destaca a importância da noção de temporalidade histórica, enquanto a alternativa D) reforça a necessidade de compreender o presente como resultado de processos históricos. Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa B), por representar uma visão ultrapassada do ensino de História.
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