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Os objetos do conhecimento histórico se deslocaram dos grandes fatos nacionais ou mundiais para a investigação das relações cotidianas, dos grupos excluídos e dos sujeitos sociais construtores da história. De acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. O que passou a dar significado à história foram as relações sociais existentes no cotidiano, as relações de poder explícitas ou ocultadas, as resistências, as diversidades culturais e a percepção de múltiplas temporalidades expressas em mudanças e permanências, a busca da construção da identidade dos sujeitos históricos, da construção da história local, das inter-relações do local com o regional, o nacional e o mundial. É o conhecimento histórico se fazendo sob a pressão da própria história. II. No contexto de mudanças historiográficas e sociais, a própria noção de nacionalidade não se redefine e se assentará mais sobre a ideia da homogeneidade, da unidade de interesses e de projetos. III. As novas concepções de ensino aprendizagem, oriundas da teoria socioconstrutivista do conhecimento, das teorias genéticas e sócio-históricas da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo e social, propiciaram a construção de novos saberes históricos, escolares e de novas concepções e práticas do ensino da História. Estão corretas as afirmativas:

Os objetos do conhecimento histórico se deslocaram
dos grandes fatos nacionais ou mundiais para a
investigação das relações cotidianas, dos grupos
excluídos e dos sujeitos sociais construtores da
história. De acordo com a Proposta Curricular do
Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas
a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O que passou a dar significado à história foram as
relações sociais existentes no cotidiano, as relações
de poder explícitas ou ocultadas, as resistências, as
diversidades culturais e a percepção de múltiplas
temporalidades expressas em mudanças e
permanências, a busca da construção da identidade
dos sujeitos históricos, da construção da história local,
das inter-relações do local com o regional, o nacional e
o mundial. É o conhecimento histórico se fazendo sob a
pressão da própria história.

II. No contexto de mudanças historiográficas e sociais, a
própria noção de nacionalidade não se redefine e se
assentará mais sobre a ideia da homogeneidade, da
unidade de interesses e de projetos.

III. As novas concepções de ensino aprendizagem, oriundas
da teoria socioconstrutivista do conhecimento, das
teorias genéticas e sócio-históricas da aprendizagem
e do desenvolvimento cognitivo e social, propiciaram a
construção de novos saberes históricos, escolares e de
novas concepções e práticas do ensino da História.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O estudo da História passou por transformações significativas ao longo do tempo, deslocando seu foco dos grandes eventos nacionais e mundiais para uma abordagem mais ampla e diversificada, que inclui as relações cotidianas, os grupos marginalizados e os sujeitos sociais como agentes ativos na construção da narrativa histórica. De acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), essa mudança reflete uma nova compreensão do conhecimento histórico, que valoriza as dinâmicas sociais, culturais e políticas em diferentes escalas.

A afirmativa I está correta, pois destaca como o significado da História hoje está ligado às relações sociais cotidianas, às estruturas de poder (explícitas ou veladas), às resistências, às diversidades culturais e às múltiplas temporalidades que coexistem na sociedade. Essa abordagem permite uma análise mais profunda das identidades históricas, da história local e de suas conexões com contextos mais amplos, como o regional, o nacional e o global. Essa perspectiva demonstra como o conhecimento histórico é constantemente remodelado pelas próprias transformações sociais.

Já a afirmativa II está incorreta, pois contraria a tendência contemporânea da historiografia, que rejeita a noção de nacionalidade baseada em homogeneidade e unidade de interesses. Pelo contrário, a historiografia atual enfatiza a diversidade, os conflitos e as diferentes perspectivas dentro de uma mesma nação, reconhecendo a complexidade das identidades coletivas.

Por fim, a afirmativa III está correta, pois evidencia como as novas teorias de aprendizagem, como o socioconstrutivismo e as abordagens sócio-históricas, influenciaram o ensino de História. Essas teorias contribuíram para a formação de novos saberes históricos escolares, promovendo práticas pedagógicas mais dinâmicas e reflexivas, que incentivam os estudantes a compreenderem a História como um processo em constante construção.

Portanto, as afirmativas corretas são I e III, correspondendo à alternativa D).

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