Sobre a história-problema, descrita nas diretrizes norteadoras para o ensino de História, que constam na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Muitas dúvidas são levantadas tanto quanto à sua aplicabilidade quanto aos aspectos teóricos e conceituais relativos à história-problema. ( ) Passamos de uma história-problema para uma narração cronológica, de reconstituição de fatos encadeados ao longo do tempo. ( ) A história-problema visa ao exame analítico de um problema, de questões através de diferentes períodos históricos. ( ) Na perspectiva da história-problema, o historiador, como ressalta Furet (1986), foca na sua pretensão de narrar tudo aquilo que se passou de importante na história da humanidade ou de uma parte da humanidade. ( ) O historiador se torna consciente de que ele escolhe algumas questões, em torno das quais ele construirá o seu objeto de estudo, estabelecendo diálogo entre o presente e o passado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a história-problema, descrita nas diretrizes
norteadoras para o ensino de História, que constam
na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum
(CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro
(V) ou Falso (F).
( ) Muitas dúvidas são levantadas tanto quanto à
sua aplicabilidade quanto aos aspectos teóricos e
conceituais relativos à história-problema.
( ) Passamos de uma história-problema para uma narração
cronológica, de reconstituição de fatos encadeados ao
longo do tempo.
( ) A história-problema visa ao exame analítico de um
problema, de questões através de diferentes períodos
históricos.
( ) Na perspectiva da história-problema, o historiador, como
ressalta Furet (1986), foca na sua pretensão de narrar
tudo aquilo que se passou de importante na história da
humanidade ou de uma parte da humanidade.
( ) O historiador se torna consciente de que ele escolhe
algumas questões, em torno das quais ele construirá
o seu objeto de estudo, estabelecendo diálogo entre o
presente e o passado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
- A)F- V - V - V - V.
- B)V - F - F - V - F .
- C)F - V - F - F - F .
- D)V - F - V - F - V .
Resposta:
A alternativa correta é D)
Sobre a história-problema, descrita nas diretrizes norteadoras para o ensino de História, que constam na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(V) Muitas dúvidas são levantadas tanto quanto à sua aplicabilidade quanto aos aspectos teóricos e conceituais relativos à história-problema.
(F) Passamos de uma história-problema para uma narração cronológica, de reconstituição de fatos encadeados ao longo do tempo.
(V) A história-problema visa ao exame analítico de um problema, de questões através de diferentes períodos históricos.
(F) Na perspectiva da história-problema, o historiador, como ressalta Furet (1986), foca na sua pretensão de narrar tudo aquilo que se passou de importante na história da humanidade ou de uma parte da humanidade.
(V) O historiador se torna consciente de que ele escolhe algumas questões, em torno das quais ele construirá o seu objeto de estudo, estabelecendo diálogo entre o presente e o passado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- A) F - V - V - V - V.
- B) V - F - F - V - F.
- C) F - V - F - F - F.
- D) V - F - V - F - V.
O gabarito correto é D).
Deixe um comentário